Volvo anuncia o primeiro motor 3 cilindros de sua história

Novidade chegará ao mercado juntamente com o XC40
Volvo XC40 2018

Volvo XC40 2018 | Imagem: Divulgação

Além de posicionar a Volvo no segmento de SUVs compactos de luxo, caberá ao recém-lançado XC40 inaugurar outra novidade relevante para a marca sueca. A Volvo apresentou nesta segunda-feira (19) seu inédito motor 1.5 Drive-E, o primeiro na história da montadora a contar com 3 cilindros.

Segundo a fabricante, o inédito motor conta com recursos como injeção direta e turbo e é beneficiado com a mesma construção modular dos demais propulsores 4 cilindros da linha. A Volvo adianta que o novo motor 1.5 foi desenvolvido especialmente para figurar sobretudo nas versões híbridas dos modelos da marca, compondo a linha Twin Engine.

Outro ponto importante é que a Volvo confirmou que o XC40 terá uma variante híbrida e outra com propulsão puramente elétrica, que serão acrescentadas à gama em um futuro próximo.

O XC40 com o novo motor 1.5 deverá inaugurar a designação T3 dentro do portfólio e será oferecido em alguns mercados tanto com a opção de câmbio manual 6 marchas ou automático com 8 velocidades a partir de 2019.

A Volvo não informou até o momento os números de potência e torque do novo propulsor.

O Autoo entrou em contato com a subsidiária brasileira da Volvo, a qual nos informou que o XC40 com motorização 1.5 não está nos planos para nosso país. O SUV compacto já encontra-se em regime de pré-venda no Brasil, onde será oferecido nas configurações de entrada T4, a intermediária Momentum e a esportiva R-Design.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!