Volvo desenvolve recarregador rápido para carros elétricos

Sistema da marca sueca promete ser até seis vezes mais rápido que os dispositivos atuais

Volvo promete carga completa em 1,5 hora | Imagem: Volvo

Enquanto um automóvel com motor a gasolina leva no máximo 5 minutos para ser totalmente abastecido no posto, um veículo elétrico demora 8 horas ou mais para recuperar toda a energia de suas baterias ao ser ligado na tomada. Esse é justamente o maior empecilho para a introdução desse tipo de veículo, mas a Volvo Cars já está pensando em como resolver a questão.

A montadora sueca anunciou que criou um sistema que pode acelerar em até seis vezes o tempo de recarga elétrica para automóveis. O carregador está sendo testado na versão elétrica do hatch C30.

Segundo a marca, o novo carregador atua de duas formas. A primeira é recarga rápida, que repõe cerca de 50% da energia das baterias, proporcionando um alcance de até 80 km ao C30 Eletric. Já o segundo o modo completa toda a energia em 90 minutos, garantindo a autonomia plena de 150 km ao veículo alternativo.

"Sabemos que a redução do tempo de recarga é um necessidade extrema para clientes e potenciais consumidores de automóveis elétricos e o novo carregador ajuda a resolver o problema", afirma o vice-presidente de sistemas elétricos da Volvo, Lennart Stegland.

A tecnologia, entretanto, ainda não tem data para chegar ao mercado, diferente do C30 elétrico, que é oferecido na Europa a partir de programas especiais de compra.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!