Volvo terá motor de três cilindros em 2016
Novo propulsor foi confirmado por executivo da marca e estará disponível de início nos modelos da linha 60
Cada vez mais comum em modelos de acesso, os motores de três cilindros estão se popularizando a ponto de fazer parte da gama de automóveis considerados de luxo. A Volvo, por exemplo, anunciou recentemente que já está desenvolvendo seu propulsor tricilíndrico. A informação foi divulgada pelo chefe mundial de motores da marca, Derek Crabb, durante uma entrevista ao site Auto Car.
O primeiro bloco de três cilindros, a gasolina, será introduzido na gama da marca já em 2016. De acordo com o executivo, será um 1.5 litro, equipado com turbocompressor e injeção direta de combustível, que estará disponível no sedã S60 e na perua V60, bem como nos SUVs de porte médio, o que inclui o XC60. Modelos maiores não receberão a novidade, devido ao torque mais baixo, insuficiente para automóveis de grande porte.
Esses motores, além de reduzir o consumo de combustível e emissões de poluentes (CO2), poderá desempenhar um papel importante na tecnologia híbrida Volvo. Afora isso, Crabb revelou que a família de motores Drive-E, que estreará na nova geração do XC90, será atualizada a cada dois anos.