VW anuncia construção de duas fábricas na China

Cada planta terá capacidade para produzir 300 mil automóveis por ano. Investimento consumirá US$ 15,2 bilhões dos cofres da marca até 2015

VW quer a liderança mundial até 2018 | Imagem: divulgação

No intuito de alcançar a primeira posição mundial entre as fabricantes de automóveis até 2018, a Volkswagen anunciou nessa terça-feira (28) a construção de duas novas fábricas na China, que serão concluídas até 2013. Segundo Martin Winterkorn, presidente global da VW, cada uma das plantas no país terá capacidade para produzir 300.000 veículos por ano. “A China já é o principal mercado automotivo do planeta e apresenta excelentes expectativas para o futuro”, declarou o executivo, após assinar na Alemanha os contratos para viabilização das instalações na Ásia.

Uma nova linha de produção será erguida na cidade de Yizheng em parceria com a Shanghai Volkswagen, enquanto a outra fábrica será em Fosham e terá apoio da FAW-Volkswagen – na China montadoras estrangeiras precisam firmar parcerias com empresas locais do ramo, conforme exige a legislação do país.

Em comunicado, a VW antecipou que investirá US$ 15,2 bilhões na China a partir deste ano até 2015, quando planeja alcançar a marca de 3 milhões de veículos produzido por ano no país asiático. O capital também servirá para expandir as atuais fábricas da Volks-FAW em Nanjing e Chengdu, que passarão a fazer 350.000 automóveis anualmente.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!