VW celebra os 45 anos do Golf

Modelo tem sete gerações que fazem parte dos sonhos de consumidores do mundo inteiro com sua esportividade
Volkswagen Golf 2017

Volkswagen Golf 2017 | Imagem: Divulgação

No dia 29 de março de 1974 a Volkswagen iniciava a produção do Golf, hatch que se tornou, ao longo desses 45 anos, um dos carros mais desejados de todos os tempos. Naquela época ninguém imaginava que o sucessor do lendário Beetle na Europa (o nosso Fusca) venderia mais de 35 milhões de unidades em suas sete gerações. Isso quer dizer que um novo Golf é comprado a cada 41 segundos, todos os dias sem interrupção, desde 1974, totalizando 780 mil unidades por ano.

O mercado brasileiro deixou de contar com as versões 1.0 e 1.4 do Golf, ficando apenas com a GTi 2.0. Mas nem sempre houve essa unidade. O primeiro modelo GTi fopi lançado em 1983, nove anos depois do surgimento do hatch. Confira abaixo as versões e motores utilizados nesses 45 anos:

Golf I: 1974-1984

  • 1.5 com 70 cv;
  • GTi foi lançado em 1983 com 1.8 de 90 cv.

Golf II: 1985-1992

  • O modelo cresceu: ficou 17 cm mais comprido, 5 cm mais largo e com entre-eixos 7 cm maior;
  • Modelo padrão passa a adotar motor 1.8 com 85 cv e GTi carrega um 2.0 com 131 cv;
  • Ganha direção assistida e freios ABS.

Golf III: 1993-1999

  • Airbags frontais e laterais são a novidade na segurança, além de chassi com melhor construção que levou melhores notas em crash-tests;
  • Entre os equipamentos oferecidos pela primeira vez estava a transmissão Ecomatic e piloto automático.

Golf IV: 1999-2005

  • Novo design com para-brisa mais reto, com janela traseira mais íngreme;
  • Adoção do controle eletrônico de estabilidade, airbags de cortina, tração integral 4Motion, transmissão de dupla embreagem DSG e GPS.

Golf V: 2006-2009 (não tivemos esse modelo no Brasil)

  • Suspensão traseira multilink, faróis bi-xênon e limpadores com sensor de chuva são introduzidos;
  • A versão básica tinha motor 2.5 de 150 cv e a GTi recebe, pela primeira vez, o 2.0 turbo com injeção direta de 200 cv;

Golf VI: 2010-2014 (também não veio para o Brasil)

  • Linha proeminente segue dos faróis até a lanterna, se tornando mais um passo importante para sacramentar o design icônico do modelo;
  • A versão de entrada contava com propulsor 2.5 de 170 cv;
  • Em 2012 foi criado o Golf R com 256 cv.

Golf VII: 2015-2019

  • Passa a ser feito na plataforma MQB;
  • A versão de entrada, no Brasil, era a 1.4 de 140 cv e a GTi vinha com 2.0 de 220 cv;
  • Em 2016 foi introduzida a unidade 1.6 aspirada com 120 cv, se tornando a versão mais barata, e a com motor 1.0 turbo de 125 cv;
  • Novos equipamentos: piloto automático com frenagem de emergência automática, aviso de colisão frontal e park assist. 
 
 
Volkswagen Golf GTI (2ª geração)
 
Volkswagen Golf GTI (2ª geração)
Volkswagen Golf GTI (2ª geração)
Volkswagen Golf GTI (3ª geração)
 
Volkswagen Golf GTI (3ª geração)
Volkswagen Golf GTI (3ª geração)
Volkswagen Golf GTI Edition 25 (4ª geração)
 
Volkswagen Golf GTI Edition 25 (4ª geração)
Volkswagen Golf GTI Edition 25 (4ª geração)
Volkswagen Golf GTI Edition 30 (5ª geração)
 
Volkswagen Golf GTI Edition 30 (5ª geração)
Volkswagen Golf GTI Edition 30 (5ª geração)
Volkswagen Golf GTI (6ª geração)
 
Volkswagen Golf GTI (6ª geração)
Volkswagen Golf GTI (6ª geração)
Volkswagen Golf 2018
 
Volkswagen Golf 2018
Volkswagen Golf 2018
Volkswagen Golf 2018
 
Volkswagen Golf 2018
Volkswagen Golf 2018
Volkswagen Golf 2018
 
Volkswagen Golf 2018
Volkswagen Golf 2018
Flagra da oitava geração do Volkswagen Golf em testes
 
Flagra da oitava geração do Volkswagen Golf em testes
Flagra da oitava geração do Volkswagen Golf em testes
Flagra da oitava geração do Volkswagen Golf em testes
 
Flagra da oitava geração do Volkswagen Golf em testes
Flagra da oitava geração do Volkswagen Golf em testes
Volkswagen Golf 2000
 
Volkswagen Golf 2000
Volkswagen Golf 2000
Volkswagen Golf 2014
 
Volkswagen Golf 2014
Volkswagen Golf 2014
 
 
Assine a newsletter semanal do AUTOO!