VW celebra os 45 anos do Golf

Modelo tem sete gerações que fazem parte dos sonhos de consumidores do mundo inteiro com sua esportividade
Volkswagen Golf 2017

Volkswagen Golf 2017 | Imagem: Divulgação

No dia 29 de março de 1974 a Volkswagen iniciava a produção do Golf, hatch que se tornou, ao longo desses 45 anos, um dos carros mais desejados de todos os tempos. Naquela época ninguém imaginava que o sucessor do lendário Beetle na Europa (o nosso Fusca) venderia mais de 35 milhões de unidades em suas sete gerações. Isso quer dizer que um novo Golf é comprado a cada 41 segundos, todos os dias sem interrupção, desde 1974, totalizando 780 mil unidades por ano.

O mercado brasileiro deixou de contar com as versões 1.0 e 1.4 do Golf, ficando apenas com a GTi 2.0. Mas nem sempre houve essa unidade. O primeiro modelo GTi fopi lançado em 1983, nove anos depois do surgimento do hatch. Confira abaixo as versões e motores utilizados nesses 45 anos:

Golf I: 1974-1984

  • 1.5 com 70 cv;
  • GTi foi lançado em 1983 com 1.8 de 90 cv.

Golf II: 1985-1992

  • O modelo cresceu: ficou 17 cm mais comprido, 5 cm mais largo e com entre-eixos 7 cm maior;
  • Modelo padrão passa a adotar motor 1.8 com 85 cv e GTi carrega um 2.0 com 131 cv;
  • Ganha direção assistida e freios ABS.

Golf III: 1993-1999

  • Airbags frontais e laterais são a novidade na segurança, além de chassi com melhor construção que levou melhores notas em crash-tests;
  • Entre os equipamentos oferecidos pela primeira vez estava a transmissão Ecomatic e piloto automático.

Golf IV: 1999-2005

  • Novo design com para-brisa mais reto, com janela traseira mais íngreme;
  • Adoção do controle eletrônico de estabilidade, airbags de cortina, tração integral 4Motion, transmissão de dupla embreagem DSG e GPS.

Golf V: 2006-2009 (não tivemos esse modelo no Brasil)

  • Suspensão traseira multilink, faróis bi-xênon e limpadores com sensor de chuva são introduzidos;
  • A versão básica tinha motor 2.5 de 150 cv e a GTi recebe, pela primeira vez, o 2.0 turbo com injeção direta de 200 cv;

Golf VI: 2010-2014 (também não veio para o Brasil)

  • Linha proeminente segue dos faróis até a lanterna, se tornando mais um passo importante para sacramentar o design icônico do modelo;
  • A versão de entrada contava com propulsor 2.5 de 170 cv;
  • Em 2012 foi criado o Golf R com 256 cv.

Golf VII: 2015-2019

  • Passa a ser feito na plataforma MQB;
  • A versão de entrada, no Brasil, era a 1.4 de 140 cv e a GTi vinha com 2.0 de 220 cv;
  • Em 2016 foi introduzida a unidade 1.6 aspirada com 120 cv, se tornando a versão mais barata, e a com motor 1.0 turbo de 125 cv;
  • Novos equipamentos: piloto automático com frenagem de emergência automática, aviso de colisão frontal e park assist.