VW confirma motor 1.5 turbo e opção de tração integral para o Taos nos EUA

Resta saber se o rival do Compass aqui no Brasil contará com as mesmas opções mecânicas
Volkswagen Taos 2021

Volkswagen Taos 2021 | Imagem: Divulgação

A divisão norte-americana da Volkswagen revelou nesta terça-feira (29) informações importantes sobre o Taos, inédito SUV médio da marca que concorrerá com o Jeep Compass aqui no Brasil.

Ao menos para os mercados da América do Norte, as opções de conjuntos mecânicos para o SUV começam a ser oficializadas pela montadora. Entre os motores, o Taos contará com uma variante baseada no motor EA211, até então utilizado nas versões mais acessíveis do Jetta (1.4 TSI) em nosso mercado. O deslocamento, contudo, será ampliado de 1.4 para 1.5 litro. Com isso, o propulsor atualizado vai entregar 160 cv (158 hp) e 25,4 kgfm de torque.

Apesar da diferença discreta frente ao atual 1.4 TSI, que oferece até 150 cv e 25,5 kgfm, a Volkswagen alega ter melhorado a eficiência do propulsor, o que sinaliza números melhores de consumo e emissões. O novo motor, por exemplo, conta com um sistema de alta pressão para a injeção direta, que alcança 350 bar (200 bar no 1.4 TSI atual) e o turbocompressor aplicado no motor 1.5 conta com geometria variável, entre outros avanços.

Outro ponto importante adiantado pela Volkswagen norte-americana é que o Taos contará com versões equipadas com tração integral, nesse caso utilizando uma transmissão de dupla embreagem com 7 marchas. As versões com tração dianteira, por sua vez, contam com um câmbio automático de 8 velocidades.

Volkswagen Taos 2021
Volkswagen Taos 2021
Imagem: Divulgação

Na América do Norte, a chegada do Taos ao mercado está prevista para o meio de 2021, mesmo período em que ele deverá ser lançado também no Brasil e região. A estreia mundial do Taos já está definida para o dia 13 de outubro.

Os dados apresentados nesta terça pela Volkswagen são muito relevantes, uma vez que sugerem uma atualização completa para o motor 1.4 TSI atualmente aplicado em vários modelos vendidos pela marca aqui no Brasil, como o já citado Jetta e o Tiguan Allspace. O fato do Taos contar com a opção de tração integral também é algo animador, uma vez que poderá torná-lo ainda mais interessante do ponto de vista técnico. 

Vale a pena destacarmos, contudo, que o Taos vendido nos países da América do Norte será produzido no México, enquanto, para abastecer o Mercosul e região, a Argentina foi o país escolhido para centralizar a fabricação do SUV. Logo, não necessariamente o conjunto mecânico confirmado para a América do Norte poderá ser replicado aqui. De qualquer forma, já é um sinal bastante revelador. Vamos acompanhar!

Volkswagen Taos 2021
Volkswagen Taos 2021
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa