VW supera GM e assume segunda posição no mercado mundial

Montadora alemã segue com sua meta de se tornar a líder mundial de vendas até 2018; Toyota é a primeira, com 9,98 milhões de veículos vendidos no mundo

Sétima geração do Volkswagen Golf | Imagem: Volkswagen

A ambiciosa meta dos alemães da Volkswagen em se tornarem os líderes de vendas mundiais até 2018, está mais perto da realidade. O almejado posto atualmente pertence à japonesa Toyota, que computou no ano passado 9,98 milhões de unidades vendidas.

A segunda colocação estaria nas mãos da norte-americana General Motors, com 9,71 milhões de unidades vendidas. Porém, de acordo com os dados de fechamento de 2013 recentemente divulgados pela Volks, o final não foi tão feliz assim para a GM. Com 9,73 milhões de unidades vendidas no ano passado, a Volks passa a ser a segunda líder de vendas global.

Vale lembrar que esses números são fornecidos pelas próprias empresas e reúnem todas as marcas de cada grupo, inclusive, até costumam causar certas distorções já que certos fabricantes incluem também as vendas de marcas associadas. O que ocorreu, segundo o grupo alemão, é que no número divulgado anteriormente, não foram contabilizadas as vendas das marcas MAN e Scania, fabricantes de caminhões que pertencem ao grupo.

Além do sucesso de suas marcas premium – como Audi e Porsche - , a gigante alemã está intensificando sua participação de mercado na China. Inclusive, o território chinês foi, em 2013, palco da acirrada disputa entre a Volks e a GM, que superaram suas metas de entregar mais de 3 milhões de veículos no país. Pela primeira vez em nove anos, a o grupo alemão esta prestes a retomar a posição de maior fabricante estrangeira de carros no maior mercado de automóveis do mundo. Depois, só falta alcançar a liderança mundial, o que não está tão londe de acontecer.