VW up! ganha nota máxima do Inmetro

Compacto recebe nota A em classificação do Inmetro em todas as versões testadas

O up! será fabricado em Taubaté (SP) | Imagem: VW

O Up! é um compacto de grandes ambições. O maior lançamento Volkswagen no Brasil para 2014 já havia recebido o melhor resultado no quesito segurança desde o início dos testes do Latin NCAP. Agora, o compacto levantou a taça da economia, conquistando a nota máxima em teste de medição de consumo de combustível realizado pelo Inmetro.

No teste, o Up! foi avaliado em diferentes versões, todas com motorização 1.0. As versões que levavam a transmissão manual de cinco marchas cravaram 9,5 km/l de uso combinado quando abastecida com etanol, enquanto o automóvel é capaz de fazer uma média de 13,75 km/l quando abastecido com gasolina.

Já o Up! I-Motion, com câmbio automatizado de cinco velocidades, praticamente empatou com o manual, marcando a mesma média de consumo de 9,5 km/l quando movido a etanol e, quando abastecido com gasolina ele foi uma fração pior, ficando com a média de 13,6 km/l.

Por vias de comparação, no segmento do Up! estão modelos como o Uno, da Fiat, e o Renaul Clio. O primeiro foi mais gastão do que o compacto da Volkswagen, recebendo nota “A” na comparação absoluta geral, porém nota “B” na comparação relativa à categoria (nas versões Vivace, a versão Way recebeu nota “D” em relação ao restante da categoria e “B” na categoria geral).

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Já o Renault Clio foi superior ao novo modelo da companhia alemã. O compacto da marca francesa também recebeu nota máxima em todas as categorias testadas, mas gastando menos que o Up!, apenas 10 km/l de etanol e 15,1 km/l de gasolina em uso combinado nas versões sem ar-condicionado.

O teste de consumo de combustível do Inmetro não é obrigatório, ao menos não no momento. Por causa disso, ainda é possível que Up! seja lançado em versão com motorização 1.6 L. O modelo chega em fevereiro às concessionárias brasileiras da marca com preços que devem partir dos R$ 25 mil.