Walmart apresenta o caminhão do futuro

Veículo tem propulsão híbrida por turbina e reboca de um trailer de fibra de carbono

A carreta do Wave pesa apenas 1.800 kg | Imagem: Walmart

A rede norte-americana de supermercados Walmart é uma das empresas que mais possuem veículos de transporte pelo mundo. Somente nos Estados Unidos, o grupo opera com uma frota de 6.000 caminhões. E um deles é bem diferente.

A empresa desenvolveu o que pode se chamar de caminhão do futuro, o qual chamou de Wave (sigla para Walmart Advanced Vehicle Experiment). O veículo, ainda conceitual, tem um sistema de motorização híbrida que utiliza uma turbina que gera energia para um motor elétrico responsável por movimentar o protótipo, que funciona de verdade.

Veja mais: Maior caminhão do mundo pesa 893 toneladas

O experimento do Walmart ainda chama atenção pelos materiais nobres usados na construção. Todo o caminhão é construído basicamente com fibra de carbono, material muito leve e resistente que faz sucesso no mundo da aviação e nos carros de Fórmula 1. Somente a carreta, que tem 16 metros de comprimento, pesa meros 1.814 kg.

O interior do caminhão, com ampla área envidraçada e painéis digitais, parece a de uma nave espacial. O banco do motorista fica posicionado no meio da cabine, que ainda conta com um leito com cama e geladeira.

Os projetistas do Wave, no entanto, não divulgaram dados sobre desempenho e autonomia, mas afirmam que o veículo reduz o consumo de combustível de forma “significativa”. Por enquanto, o caminhão do futuro será utilizado apenas em apresentações e não tem data para chegar às ruas.

)

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise