Os futuros proprietários de Audi A1, Kia Sportage e Nissan March agora têm a certeza de que estarão a bordo de carros seguros. O EuroNCAP, instituto europeu que avalia a segurança viária, aplicou seu teste aos futuros e recentes lançamentos, que passaram com certo louvor.

O March, que chega por aqui no 1º trimestre de 2011, alcançou quatro estrelas, chegando a 84% de proteção para adultos, 79% para crianças, 58% para pedestres e 57% em assistência à segurança (informações gerais sobre condutas corretas). Já o A1, que tem desembarque para o Brasil agendado para março, conquistou cinco estrelas: 90% de segurança para adultos, 79% para crianças e 86% tanto para pedestres como para assistência à segurança.

Outro modelo bem avaliado pelo EuroNCAP foi o Kia Sportage, já disponível nas concessionárias da Kia. O utilitário esportivo sul-coreano obteve cinco estrelas, com 93% de segurança para adultos, 86% para crianças, 49% para pedestres e 86% em assistência à segurança. Outro utilitário comercializado no Brasil que passou pelo crivo do EuroNCAP foi a VW Amarok, que recebeu quatro estrelas. A picape atingiu tal nível por oferecer 86% de segurança para adultos, 64% para crianças, 47% para pedestres e 57% em assistência à segurança.

Rodrigo Mora

|