A Audi anunciou uma novidade interessante para os (assim como eu) alérgicos de plantão: sua gama de compactos, como o A1, A3, Q3, TT e Q2 (quando for lançado) passarão a contar com um novo filtro para o sistema de ar-condicionado que, além de remover particulas finas e gases nocivos, também será capaz de neutralizar “virtualmente” todos os alérgenos.

Pelo menos na Europa, os clientes dos demais modelos da marca poderão solicitar a instalação do novo filtro em uma de suas paradas para a revisão.

Ao todo o sistema é formado por duas versões do filtro, sendo que cada um deles contém três camadas. A mais externa é a que contém o grande segredo do conjunto e traz a propriedade anti-alérgica. Uma das camadas, por sua vez, reduz os alérgenos derivados das plantas. Essas substâncias bioativas, chamadas polifenóis, se prendem aos receptores dos alérgenos. Por fim, uma outra camada é capaz de mudar a estrutura das proteínas para atingir o efeito desejado e livrar os passageiros de qualquer mal-estar.

A Audi acrescenta que os novos filtros do ar-condicionado foram testados por entidades independentes, como a SGS Fresenius e a Fiatec, que comprovaram a efetividade do conjunto. Assim como os filtros convencionais, as particulas finas são retiradas por microfibras especiais, enquanto os gases indesejados ficam retidos em uma camada com carvão ativado.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |