Não é de hoje que existem boatos de uma versão SUV da Amarok. A primeira picape média da Volkswagen é conhecida pela tecnologia embarcada e pelo rodar bem mais próximo ao de um carro – e também pelo escândalo do diesel, é verdade. Mas é justamente graças ao novo motor V6 que a equipará nesse seu primeiro facelift que o SUV ‘Amarok’ passou a ser uma certeza.

Segundo revelou um executivo da Volkswagen na Austrália, “existem trabalhos intensos numa versão SUV da Amarok, que será um enorme veículo”, revelou Carlos Santos, diretor da fabricante no país ao site Motoring.

Não precisa imaginar muito como ficará o Amarok utilitário esportivo já que designer Theophilus Chin já fez o favor de matar nossa curiosidade. Mas o resultado deve trazer mudanças, sobretudo no entreeixos mais curto (não é preciso tanto comprimento assim) e, certamente, num visual mais original, afinal as experiências no meio têm mostrado que o público valoriza um SUV mais luxuoso que a picape – as duplas Hilux/SW4 e S10/Trailblazer que o digam.

A opção SUV com chassi separado da cabine parecia fadada à aposentadoria, mas as boas vendas desses modelos ainda têm feito com que sobrevivam em meio à invasão de crossovers. Ou seja, não é porque a Volks prepara vários desses SUVs urbanos que a Amarok não poderá ter o seu irmão de berço.

 
 
Versão SUV da Amarok terá três fileiras de assentos e sete lugares
 
Versão SUV da Amarok terá três fileiras de assentos e sete lugares
Versão SUV da Amarok terá três fileiras de assentos e sete lugares
Projeção de uma versão SUV da Amarok
 
Projeção de uma versão SUV da Amarok
Projeção de uma versão SUV da Amarok
 
 

Só falta a Ford

Pode-se dizer que apenas a Volks ainda não havia caído nessa tentação da dupla dinâmica. Além da GM e Toyota, a Mitsubishi faz isso com a L200 e a Nissan já fez aqui mesmo o XTerra, SUV derivado da Frontier. Até a Ford resolveu criar a Everest, a “Ranger SUV”, só falta lançá-la por aqui.

Se o modelo chegará ao Brasil é cedo para dizer, embora sendo fabricado aqui ao lado, na Argentina, facilite as coisas. Mas uma coisa é certa: não faltará espaço para as três fileiras de bancos do novo SUV.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier |