É difícil imaginar alguém insatisfeito com o desempenho do R8 V10, que esbanja 525 cv e 54 kgfm de torque. Mas como potência e exclusividade nunca são demais, a Audi lançou a versão GT do superesportivo. Limitada a 333 unidades, custará € 193.000.

Quem faz o R8 V10 GT ser especial é o aumento da potência do seu motor 5.2 litros para 560 cv, associado uma redução de 100 kg no seu peso original, que é de 1.625 kg. Segundo a Audi, a nova configuração permite ao R8 acelerar até os 100 km/h em 3,6 segundos (contra 3,9 s do modelo original) e alcançar a velocidade máxima de 320 km/h (ante 316 km/h do R8 “de linha”). O câmbio automático de seis marchas é o mesmo, responsável por domar o novo torque de 55 kgfm.

Além de motor mais forte, o R8 GT teve a tração integral recalibrada, que agora despeja 85% da força para o eixo traseiro, enquanto o dianteiro fica com 15%. Já os freios são de cerâmica, com pinças de alumínio para reduzir o peso. Completam as mudanças mecânicas o novo aerofólio e o kit aerodinâmico, que conta com retrovisores de fibra de carbono.

No interior, o destaque fica para a manopla do câmbio com o número da série, o painel de fundo branco e as gaiolas de proteção pintadas de preto ou vermelho.

Rodrigo Mora

|