A maioria dos carros da Audi com sistema de tração integral quattro são legítimos esportivos. Logo, a confirmação de que o compacto A1 também terá o recurso traz a tona o S1, a tão esperada versão de alto desempenho do mini-Audi. A marca alemã, contudo, por hora confirma somente o uso da tecnologia 4x4 em seu modelo de entrada e não revelou quando a novidade chega ao mercado. Mas a imprensa internacional aponta que sua estreia pode acontecer já nesta semana, no Salão de Detroit, nos Estados Unidos.

Quando chegar ao mercado, o A1 quattro será o primeiro veículo de seu segmento com tração nas quatro rodas. Alguns de seus rivais são o Mini Cooper e o Fiat 500, que possuem apenas tração dianteira. Com as rodas traseiras também tracionadas, o motorista tem mais controle do veículo em pisos escorregadios e no uso esportivo, o equipamento oferece mais segurança em curvas feitas em alta velocidade.

O sistema quattro da Audi, que atualmente equipa modelos desde a linha A3 ao superesportivo R8 Spyder, se diferencia de seus concorrentes por ter o núcleo de sua embreagem controlada de forma hidráulica e eletrônica, o que possibilita uma distribuição de torque entre as rodas mais rápida e precisa de acordo com a exigência do piso e a condução.

Thiago Vinholes

|