A Audi revelou nesta semana a segunda geração de sua gama de cupês de médio porte, no caso o A5 e o S5. Já com quase 10 anos de vida, o modelo recebeu uma profunda atualização não só na plataforma e no visual, mas também na gama de motores e tecnologia para o conforto e segurança.

Ainda sem oferecer muitos detalhes técnicos, a Audi destaca que as mudanças construtivas no modelo, com a adoção de novos materiais na carroceria, permitiram uma redução de 60 kg no peso total do cupê. Para realçar a esportividade, a marca destaca o aumento no entre-eixos e a diminuição dos balanços dianteiro e traseiro. Além disso, a Audi antecipa apenas que o cupê está “significativamente mais baixo e largo” em relação ao antecessor. Tudo isso, de qualquer maneira, resultou em um ótimo coeficiênte aerodinâmico de 0,25. Com esse número, o novo A5 é o modelo que oferece a melhor aerodinâmica na categoria, segundo a Audi.

A nova grade dianteira também se destaca na parte frontal, enquanto os designers adotaram uma solução bem interessante: os arcos das rodas (para-lamas) são bem pronunciados, o que, além de dar um aspecto mais agressivo ao conjunto, ainda realça a presença do sistema de tração integral quattro presente no S5. Os farois, por sua vez, podem contar com iluminação por LED ou Matrix LED dependendo da configuração.

Na Europa, os modelos contarão com duas opções de motor a gasolina e três a Diesel. Partindo para as que interessam a nós, brasileiros, o A5 deverá chegar por aqui com o 2.0 turbo sob o capô, que oferecerá 190 cv em sua calibração mais branda e trabalha em conjunto com a transmissão de dupla embreagem S tronic de 7 marchas. O S5, por sua vez, traz uma nova geração do motor 3.0 TFSI. O V6 turbo entrega 354 cv e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos ajudado pela transmissão automática sequencial de 8 marchas.

Ainda na parte mecânica, o A5 conta com suspensão adaptativa e o sistema de direção pode receber a função “dynamic steering”, que permite ajustar a relação do conjunto dependendo da velocidade do carro e o ângulo de esterço.

 
 
Audi A5 2017
 
Audi A5 2017
Audi A5 2017
Audi A5 2017
 
Audi A5 2017
Audi A5 2017
Audi A5 2017
 
Audi A5 2017
Audi A5 2017
Audi A5 2017
 
Audi A5 2017
Audi A5 2017
Audi A5 2017
 
Audi A5 2017
Audi A5 2017
Audi A5 2017
 
Audi A5 2017
Audi A5 2017
Audi A5 2017
 
Audi A5 2017
Audi A5 2017
Audi A5 2017
 
Audi A5 2017
Audi A5 2017
Audi S5 Coupé 2017
 
Audi S5 Coupé 2017
Audi S5 Coupé 2017
Audi S5 Coupé 2017
 
Audi S5 Coupé 2017
Audi S5 Coupé 2017
Audi S5 Coupé 2017
 
Audi S5 Coupé 2017
Audi S5 Coupé 2017
Audi S5 Coupé 2017
 
Audi S5 Coupé 2017
Audi S5 Coupé 2017
Audi S5 Coupé 2017
 
Audi S5 Coupé 2017
Audi S5 Coupé 2017
Audi S5 Coupé 2017
 
Audi S5 Coupé 2017
Audi S5 Coupé 2017
 
 

Por dentro, os novos A5 e S5 passam a contar com o painel de instrumentos digital (Audi Virtual Cockpit) de 12,3”. A central multimídia “MMI navigation plus” passa a contar com comandos de voz mais avançados e com recursos mais intuitivos. Para efetuar uma ligação, por exemplo, não é necessário mais dizer um comando pré-determinado. Ela agora é capaz de reconhecer frases como “quero falar com João”, por exemplo.

A central MMI também conta com melhorias no hardware. Ela agora é capaz de aceitar um cartão SIM, um chip de uma operadora celular, e conectar o equipamento com a internet. Segundo a Audi, pelo menos na Alemanha e em alguns países, o recurso será gratuito por três anos. O equipamento também é capaz de realizar chamadas de emergência em caso de acidente ou solicitar ajuda em caso de quebra do veículo.

Além de ser compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, os novos A5 e S5 também contam com o prático sistema de carregamento de smartphones por indução. Também está disponível um sistema de som da Bang & Olufsen Hi-Fi com função 3D.

No campo da segurança, os cupês contam com uma série de recursos de direção autônoma, como o piloto automático adaptativo com a “função trânsito”, que desloca o carro automaticamente em situações de congestionamento. Também há assistente de estacionamento, alerta de colisão com frenagem automática, câmera que identifica sinais de trânsito, dentre outros.

Os novos A5 e S5 serão lançados no terceiro trimestre deste ano na Europa e ainda não há previsão de chegada ao Brasil.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/