A partir de março deste ano o Audi Q3 ganhou cidadania brasileira e passou a ser fabricado por aqui ao lado do A3 Sedan, uma movimentação que deu ainda mais competitividade ao utilitário esportivo compacto.

Atualmente, sem exagero nenhum, o Audi Q3 é a opção mais equilibrada e racional para quem quer um SUV de luxo, ou seja, não abre mão da boa qualidade construtiva das marcas premium, porém não faz questão de doses cavalares de potência e torque.

Aliás esse é um ponto em que sempre procuramos encontrar nos carros mais sofisticados: o que há de ponta em termos de propulsão. Nesse aspecto, o conjunto mecânico do Q3 nacional não deixa a desejar. O motor é o excelente 1.4 TFSI, já conhecido do Volkswagen Golf e do primo A3 Sedan, porém pelo menos por enquanto aceitando apenas gasolina. A transmissão de dupla embreagem com 6 marchas e o start-stop, recurso presente em todas as versões, colabora para que o SUV seja um modelo rápido para acelerar e frugal no que diz respeito ao consumo. Segundo a Audi, o Q3 nacional acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e atinge 204 km/h de velocidade máxima, números mais do que suficientes para quem quer um bom carro para o uso diário.

Infelizmente o Audi Q3 não figura no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o que nos daria uma boa ideia dos seus números de consumo. Pelo menos enquanto esteve conosco, ele registrou excelentes parciais que ficaram em torno de 11 km/l na cidade e por volta de 15 km/l na estrada, o que realça o pacote “luxo + racionalidade” deste Audi.

Se olharmos para o mercado, o Audi Q3 também é vantajoso. Ele parte de R$ 142.990 na versão Attraction e pode encostar nos R$ 200.000 como é o caso da Ambition que você confere nas fotos e no vídeo. O Mercedes-Benz GLA, que acaba de se tornar nacional, está nas lojas partindo de R$ 146.900 com seu motor 1.6 turbo flex de 156 cv. O grande problema do GLA, contudo, é a cabine mais apertada e o acesso ruim, em especial para os passageiros do banco traseiro. Pessoas mais altas irão acabar batendo a cabeça o teto caso não fiquem atentas na hora de entrar no carro. Nesse ponto, o Q3 é um carro bem melhor resolvido.

A cabine do Audi é bem espaçosa e comporta 4 adultos com conforto. Isso sem falar no porta-malas de 356 litros, que, na frieza dos números pode parecer pouco, mas dá conta do recado. Na versão Ambition, como a avaliada aqui, o sistema de abertura elétrica da tampa ajuda bem na comodidade e conveniência, em especial quando você está com as mãos cheias de sacolas ou volumes pesados.

Com rodar estável e silencioso, esse primo de luxo do Volkswagen Tiguan (ele muda em 2017 e as últimas unidades são vendidas por R$ 149.990) compartilha muitas características como o excelente comportamento dinâmico e a boa atuação da suspensão. A altura livre em relação ao solo ligeiramente superior a de um carro de passeio comum também colabora para que o Q3 absorva com mais facilidade as irregularidades do piso. Assim como no Tiguan, a carroceria do Q3 dificilmente fica oscilando nas curvas, o que transparece uma boa sensação de segurança e, de quebra, serve para agradar quem prefere uma tocada mais esportiva.

Ao rodar o Q3 mantém as boas características que encontramos nos carros da Audi, como o pedal de freio sensível e com respostas rápidas, a direção bem calibrada e a ausência de ruídos de acabamentos. A cabine não traz muitas novidades, porém tanto a qualidade de montagem como os plásticos utilizados são bons. O ponto forte do Q3, como já mencionamos, é o aproveitamento do espaço interno. Com uma boa arquitetura para a cabine, ninguém de sente apertado a bordo do SUV.

Audi Q3 Ambition 1.4 TFSI

  • Resumo

    Preço

    R$ 180.000 (estimado)

    Categoria

    SUV compacto premium

    Rivais

    Mercedes-Benz GLA e BMW X1

    Vendas em 2015

    6.002 unidades

  • Mecânica

    Motor

    1.4 16V, turbo, injeção direta

    Potência

    150 cv (G) a 5.000 rpm

    Torque

    25,5 kgfm (G) a 1.500 rpm

    Transmissão

    Dupla embreagem banhada a óleo, 6 marchas

  • Dimensões

    Medidas

    4,38 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,59 m de altura e 2,60 m de entre-eixos

    Peso

    n/d

    Porta-malas

    460 litros

Logo, o Audi Q3 desponta como a opção mais racional para quem procura um SUV compacto de luxo. Ele é extremamente econômico nas versões com o motor 1.4 e combina tudo o que você espera de um carro premium, como o bom acabamento, a qualidade construtiva superior e o baixo nível de ruídos. É um bom pacote, que ainda tem a vantagem de receber vários equipamentos, como o teto solar panorâmico, o assistente de estacionamento, dentre outros, em sua versão topo de linha. De série o Q3 traz os controles de estabilidade e tração, 6 airbags, revestimento interno de couro, sensores de chuva e iluminação, dentre outros.

Vale lembrar que, por bem menos, no caso R$ 109.600, você pode levar para casa a Volkswagen Golf Variant. Com carroceria station wagon, portanto mais próxima ao chão em relação ao Audi Q3, a Golf Variant traz o mesmo motor 1.4 turbo sob o capô e utiliza o câmbio de dupla embreagem, porém com 7 marchas e cárter seco. Com todos os opcionais, o preço da station atinge R$ 144.087 e fica próximo ao do Q3 básico. Por esse valor, ela conta com teto solar panorâmico, central multimídia com navegação, assistentes de estacionamento e farol alto, dentre outros equipamentos.

Ambos são opções bem interessantes, cabendo a você escolher o estilo de carroceria que é mais adequado ao seu gosto. Se você não quer sair do luxo e prestígio que uma marca premium alemã oferece, o Audi Q3 é uma boa escolha! 

 
 
Audi Q3 2016
 
Audi Q3 2016
Audi Q3 2016
Audi Q3 2016
 
Audi Q3 2016
Audi Q3 2016
Audi Q3 2016
 
Audi Q3 2016
Audi Q3 2016
Audi Q3 2016
 
Audi Q3 2016
Audi Q3 2016
Audi Q3 2016
 
Audi Q3 2016
Audi Q3 2016
Audi Q3 2016
 
Audi Q3 2016
Audi Q3 2016
Audi Q3 2016
 
Audi Q3 2016
Audi Q3 2016
Audi Q3 2016
 
Audi Q3 2016
Audi Q3 2016
Audi Q3 2016
 
Audi Q3 2016
Audi Q3 2016
 
 

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |