A BMW não se contentou em lançar apenas a versão cupê GTS do M3, um carro de corrida com permissão para andar na rua, e lançou desta vez uma variação mais versátil do modelo. O bólido da vez é o sedã CRT, sigla para “Carbon Racing Technology”, que antecipa o novo método de construção da montadora com plástico reforçado e fibra de carbono, que posteriormente será aplicado nos ecológicos i3 e i8. Mas o negócio agora é velocidade.

O M3 CRT teve uma série de peças de alumínio substituídas por componentes feito da mistura de materiais mais leves. Segundo a BMW, o regime tirou 70 kg do carro, que na configuração convencional pesa 1.600 kg. Não só a redução de peso, o novo modelo também é mais potente: a fabricante injetou mais 30 cv no motor 4.0 V8, chegando aos 450 cv. Nessa configuração, a marca afirma que a relação peso/potência do esportivo é de 3,5 kg/cv.

BMW M3 CRT
Divulgação

Nova versão CRT para o BMW M3 é mais leve e mais potente

Todas essas mudanças tiveram como objetivo aumentar o desempenho do M3 sedã, que na série CRT passa a acelerar do 0 aos 100 km/h em apenas 4,4 segundos e atinge 290 km/h de velocidade máxima limitada eletronicamente. O modelo ainda conta com sistema de freios com discos de cerâmica – dissipam melhor o calor – e pinças mais potentes. A construção diferenciada da carroceria, de acordo com a marca, também tornou o carro 48% mais rígido, melhorando também sua performance em curvas e arrancadas.

O M3 CRT, cuja tiragem é limitada em apenas 67 unidades, vem apenas com opção de transmissão semi-automática de 6 marchas e dupla embreagem (DCT). O mesmo vale para as rodas de alumínio aro 19”, que vem com acabamento preto e calçadas em pneus na medida 245/35 na frente e largos 265/35 na traseira, onde o câmbio despeja sua tração.

BMW M3 CRT
Divulgação

Interior do M3 CRT tem customização especial com bancos concha bicolor

Os itens exclusivos da carroceria não tem apenas função estética. A marca afirma que o spoiler frontal e o pequeno difusor acima da tampa do porta-malas tornam o sedã mais aerodinâmico. Por fim, como todo esportivo de prestígio, a cabine vem com bancos concha na frente com revestimento em couro bicolor e volante de camurça, que absorve o suor das mãos. O M3 CRT está à venda na Alemanha por módicos € 130.000 (cerca de R$ 296.500, sem impostos).

Thiago Vinholes

|