A partir de março, a linha Série 4 da BMW estará disponível com uma nova opção de motorização. Já oferecido no 340i desde o ano passado, o novo propulsor 3.0 litros TwinPower Turbo de seis cilindros em linha vai equipar a configuração 440i do cupê, conversível e cupê de quatro portas (Gran Coupé).

O novo motor consegue entregar 330 cavalos de potência, o que se traduz em um aumento de 20 cv em relação ao antigo bloco, e 45,9 kgfm de torque, e trabalha em conjunto com um câmbio manual de seis velocidades ou automático Steptronic de oito marchas (opcional no cupê e de série nos outros dois modelos).

De acordo com a marca, o BMW 440i Coupé acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos na versão manual e 5 s na automática, ou 0,2 mais rápido que o anterior. No 440i Convertible, a aceleração é feita em 5,4 s, enquanto no 440i Gran Coupé são necessários 5,1 s para alcançar os 100 km/h. Tratam-se dos Série 4 mais potentes da linha, atrás apenas, obviamente, do esportivo M4.

Além disso, o consumo de combustível e emissões de poluentes foram reduzidos em até 12%, com média de 15,6 km/l e emissão de 179 g/km para o Coupé, 16,7 km/l e 167 g/km para o Convertible e 17,7 km/l e 156 g/km para o Gran Coupé.

Os modelos intermediários 420i, equipados com um motor de quatro cilindros, receberam melhorias no desempenho e eficiência. O bloco agora rende 252 cv e 35,6 kgfm, capaz de levar o cupê de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, o conversível em 6,4 s e o Gran Coupé em 5,9 s.

Já os 420i, de entrada, trarão a partir de março um propulsor quatro cilindros de 186 cv, melhorando o desempenho e o consumo de combustível. No caso do BMW 420i Coupé, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,3 s, enquanto o Convertible precisa de 8,2 s e o Gran Coupé de 7,7 s. O consumo é de 21,8 km/l (127 g/km) para o cupê e para o conversível, e 20,7 km/l (136 g/km) para o cupê de quatro portas. 

Procurada pelo Autoo, a BMW informou que não existe previsão de chegada do 440i ao país, porém, como atualmente o 428i é oferecido em nosso mercado, ele deverá ser substituído em breve pelo 430i. 

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade |