Até hoje, o mercado de blindagem evoluiu muito em relação aos primeiros padrões de proteção contra disparos de armas de fogo, mas sempre pairou sobre eles a dúvida em relação aos armamentos pesados – fuzis e metralhadoras de grosso calibre. Nesses casos, os veículos blindados voltavam ao mesmo patamar de um carro comum.

A BMW decidiu romper essa limitação e apresentou nesta quarta-feira o X5 Security Plus, uma versão com blindagem de fábrica de nível 6, considerado o mais exigente do mercado. Em outras palavras, o utilitário esportivo é capaz de resistir a projéteis de fuzis como o AR-15, famoso entre os traficantes brasileiros, e o AK 47, arma russa muito usada por terroristas.

Não se sabe exatamente quais tipos de materiais a montadora alemã utilizou no trabalho - e ela nem pretende divulgar isso como medida de segurança -, mas fala-se em diversos produtos sintéticos “exóticos”.

Mas não é apenas a blindagem que faz a diferença no X5 Security Plus. Há uma outra gama de itens que contribuem para a sobrevivência dos ocupantes em caso de uma abordagem. Entre eles, estão os pneus run-flat, que podem rodar 150 km mesmo furados, câmeras de vigilância nos para-choques, intercomunicadores e um sistema de alarme que fecha portas e janelas em situações de emergência.

Mesmo com todo o peso extra da blindagem, o X5 consegue manter um desempenho adequado para seu porte: a velocidade máxima é de180 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h feita em 8,2 segundos. A estabilidade do veículo foi reavaliada devido à mudança na distribuição do peso, para que as características de dirigibilidade se mantivessem.

Em tempos de violência nas grandes cidades do mundo, o X5 Security Plus certamente terá muitos clientes interessados, inclusive no Brasil.

Redação

Redação |

Veja mais notícias da marca