É com um “hatchzão” que a Citroën nos dará pistas sobre como seus carros deverão tomar forma no futuro próximo. A marca francesa antecipou nesta semana mais detalhes sobre o conceito Cxperience, um senhor hatch com 4,85 metros de comprimento e 2 metros de largura que será o destaque da marca no Salão de Paris. Para você ter ideia, é praticamente o tamanho de um Ford Fusion.

Com uma altura bem mais baixa em relação ao que encontramos nos carros atuais, o Cxperience estaciona nos 1,37 metros, o que parece destacar ainda mais suas generosas rodas aro 22”. Com 3 metros de entre-eixos, a Citroën destaca que o foco do projeto é oferecer bom conforto aos passageiros.

Pensado para ser um “casulo” para o mundo exterior, o modelo conta com uma série de soluções para filtrar ruídos e imperfeições, deixando que poucos sinais de tudo o que está ocorrendo do lado de fora chegue à cabine. Um dos segredos é o Citroën Advanced Comfort Programme, que mescla um amortecedor especial com até mesmo um assento especial para os bancos que ajuda a filtrar vibrações do conjunto de suspensão. Bancos, aliás, que oferecem proporções bem generosas e contam com espuma especial.

Também completam o clima de conforto a bordo recursos como o teto solar panorâmico e uma vasta área envidraçada. A escolha das luzes da iluminação da cabine e até um purificador de ar foram instalados no conceito. Segundo a Citroën, o cuidado com a iluminação da cabine é um dos itens primordiais quando o assunto é conforto a bordo.

 
 
Citroën Cxperience (conceito)
 
Citroën Cxperience (conceito)
Citroën Cxperience (conceito)
Citroën Cxperience (conceito)
 
Citroën Cxperience (conceito)
Citroën Cxperience (conceito)
Citroën Cxperience (conceito)
 
Citroën Cxperience (conceito)
Citroën Cxperience (conceito)
Citroën Cxperience (conceito)
 
Citroën Cxperience (conceito)
Citroën Cxperience (conceito)
 
 

A exemplo do que começou com a norte-americana Tesla, a Citroën substituiu os vários botões e comandos do console central por uma generosa tela de 19” que permite controlar várias funcionalidades do carro, como o ar-condicionado, sistema de som, dentre outros. Também é possível posicionar seu smartphone em um local específico do painel para, além de recarregá-lo, também controlar algumas funções do carro. Os passageiros do banco traseiro, por sua vez, contam com tablets para realizar os ajustes.

Além dos controles digitais, outra tendência para os carros do futuro é o adeus aos retrovisores, que deverão ser substituídos por câmeras inclusive na parte interna. Segundo a Citroën, isso pode ajudar desde o monitoramento de crianças no interior do carro até realizar videoconferências sem sair do carro.

Para movimentar tudo isso, a Citroën escolheu um conjunto híbrido plug-in bem interessante. O Cxperience conta com um motor a combustão que pode entregar de 150 a 200 cv e trabalha em conjunto com outro propulsor elétrico de 80 kW. O hatch pode andar por até 60 km somente no modo elétrico, caso o motorista assim desejar e as baterias podem ser carregadas em até duas horas e meia desde que utilizando um carregador especial.

Já quem gosta de mais esportividade, o conjunto mecânico pode entregar até 300 cv de potência combinada. Uma das sacadas do powertrain híbrido é o câmbio automático elétrico que vai posicionado entre os motores elétrico e a combustão e um jogo de baterias no assoalho do carro, o que permite entregar torque para as rodas traseiras. Confira abaixo as quatro imagens do Cexperience divulgadas pela marca:

 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |