Não precisava – por já ser um carro especial por natureza –, mas o Golf R tomou do R32 o posto de Golf mais potente já produzido pela Volkswagen, nos 36 anos de história do modelo. Com seus 265 cavalos de potência, extraídos do motor 2.0 TSI do Audi S3, a versão R supera os 250 cv da R32, que usava bloco V6 de 3.2 litros. Combinado com o câmbio DSG de dupla embreagem, o novo propulsor permite ao esportivo chegar a 100 km/h em 5,5 segundos, ou 5,7s quando equipado com uma transmissão manual de seis marchas. A velocidade máxima é limitada a mais do que suficientes 250 km/h.
 
E além de mais potente, o novo hatch é também mais econômico. Segundo a VW, o Golf R faz 12,3 km/l em uso misto (cidade e estrada), o equivalente a 21% a mais que o antigo R32. A tração integral, de acordo com a VW, foi melhorada a ponto de receber nas rodas traseiras até 100% da potência gerada pelo motor. Completam as evoluções dinâmicas do Golf R os freios redimensionados, envolvidos por rodas de 18”, e o opcional DCC, que configura a ação dos amortecedores em três modos: Comfort, Normal e Sport.
 
No interior, destaque para os bancos do tipo concha e o volante, achatado na base. A Volkswagen divulgou uma nova série de fotos do modelo, clicado em Ellmau, na Áustria, local escolhido para sua apresentação oficial na semana passada.
Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/