Apesar da soberania dos crossovers e SUVs, diversas marcas continuam apostando nas peruas, ainda mais as do segmento premium. Agora foi a vez da Volvo voltar a ocupar uma posição de destaque na categoria com o novo V90, versão familiar do sedã S90, que será apresentado durante o Salão de Genebra, a partir do dia 3 de março na Suíça.

O novo Volvo V90 segue a mesma linha do sedã, com forte inspiração no Concept Estate, mostrado pela marca há cerca de dois anos. No visual, o destaque vai para as enormes lanternas traseiras, com formato em “L” invadindo a tampa do porta-malas. Já no interior, há acabamento refinado, mas se sobressai o porta-malas com capacidade de 1.526 litros, com os bancos traseiros rebatidos e considerando ainda um armazenamento sob o assoalho.

A perua é o terceiro carro da montadora construído sobre a nova plataforma Scalable Product Architecture (SPA), depois do S90 e do XC90. A exemplo dos irmãos, o novo V90 usa motores turbo de quatro cilindros, sendo que a mais comentada pela empresa é a híbrida T8, com um 2.0 litros a gasolina e outro elétrico, capazes de gerar 412 cv e 65,3 kgfm.

O modelo híbrido consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos. O consumo médio é de bons 47,6 km/l, com autonomia de mais de 45 km no modo elétrico, graças a bateria de íon de lítio de 9,2 kWh.

 
 
Volvo V90 2016
 
Volvo V90 2016
Volvo V90 2016
Volvo V90 2016
 
Volvo V90 2016
Volvo V90 2016
Volvo V90 2016
 
Volvo V90 2016
Volvo V90 2016
Volvo V90 2016
 
Volvo V90 2016
Volvo V90 2016
Volvo V90 2016
 
Volvo V90 2016
Volvo V90 2016
Volvo V90 2016
 
Volvo V90 2016
Volvo V90 2016
Volvo V90 2016
 
Volvo V90 2016
Volvo V90 2016
Volvo V90 2016
 
Volvo V90 2016
Volvo V90 2016
 
 

Tradição no segmento de peruas

A opção por uma perua não é algo incomum na Volvo. A marca sueca ficou famosa, sobretudo nos Estados Unidos, como fabricante de modelos familiares. Entre as muitas peruas de sua história figuram a Duett, a P200 Amazon, a 245 da década de 70 e a 850, entre outras. Com a V90, a Volvo espera resgatar parte dessa tradição, porém, focando no segmento de alto luxo. 

A novidade deve estrear no Brasil no segundo semestre deste ano, provavelmente com apresentação no Salão de São Paulo, entre outubro e novembro. 

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade |