Compactos e ''altinhos'': qual é a melhor escolha entre Renault Stepway, Fiat Pulse e Citroën C3?

Trio protagoniza uma interessante disputa para quem deseja um modelo com apelo mais robusto e preços acessíveis
Fiat Pulse, Citroën C3 e Renault Stepway

Fiat Pulse, Citroën C3 e Renault Stepway | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Receita tipicamente brasileira e que remonta aos tempos do Fiat Palio Weekend Adventure, os “aventureiros”, ou versões com maior altura em relação ao solo baseadas em compactos de entrada, sempre caíram no gosto dos consumidores locais. 

Se o orçamento está curto ou um SUV torna-se grande demais para o seu perfil de uso, é inegável que um produto da linha “off-road light” desponta como uma alternativa interessante. 

É fato que o novo Citroën C3 pegou carona nessa proposta de uma forma competente, contemplando não só uma carroceria mais alta e encorpada, assim como apostando na altura em relação ao solo superior, no caso de 18 cm. 

No mercado, entretanto, o Fiat Pulse e o veterano Renault Stepway também despontam como alternativas interessantes para quem gostaria de estacionar na garagem de casa mais do que um hatch convencional, procurando, no caso, um modelo mais “altinho”, por assim dizer. 

Considerando as versões com câmbio manual, temos hoje o Citroën C3 Feel 1.6 partindo de competitivos R$ 86.990, enquanto o Renault Stepway Zen (R$ 95.990) e o Fiat Pulse Drive 1.3 (R$ 95.590) demandam um gasto financeiro maior. 

Porte

O Renault Stepway é o que conta com o maior entre-eixos do trio (2,59 m), favorecendo o espaço interno e o conforto aos passageiros, em especial no banco traseiro. Em termos de comprimento total, temos quase um empate entre o Renault (4,07 m) e o Fiat (4,09 m), sendo que o C3 alcança 3,98 m de um para-choque a outro.  

O Renault entrega ainda o maior porta-malas do trio, no caso com 320 litros de acordo com o padrão VDA tradicionalmente aceito. 

Fiat Pulse e Citroën C3 registram, de acordo com o sistema de medição líquida, capacidades de 370 e 367 litros, respectivamente. Apenas como comparação, o porta-malas do C3 aferido no padrão VDA tem capacidade para 315 litros, volume que deve ser semelhante ao do Pulse. 

Eficiência

Indo para os atributos mecânicos, é natural que C3 e Stepway ofereçam os números mais favoráveis de potência e torque, uma vez que contam com os motores de maior deslocamento (1.6 16V flex) entre os três compactos. 

No caso do Stepway, temos até 118 cv e 16 kgfm de torque, suficientes para levá-lo de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos (se utilizando etanol). 

Com o mesmo peso do Renault (1.107 kg), o Citroën C3 dispõe de 120 cv e 15,7 kgfm, precisando de 10 segundos para alcançar 100 km/h quando abastecido com etanol. 

Com menos potência (107 cv) e torque (13,7 kgfm), o Pulse 1.3 manual é mais lento no 0 a 100 km/h (11,7 segundos), mas fica mais tempo longe do posto de combustível. 

Enquanto o Fiat percorre até 12,6 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada com gasolina, o C3 Feel 1.6 registra parciais de 10,9 e 12,8 km/l, respectivamente. No caso do Renault Stepway, as mesmas médias com gasolina são de 12 e 12,1 km/l. 

Valores 

Mais barato do trio, o Citroën C3 Feel 1.6 conta com uma lista enxuta de itens de série, mas capaz de reunir o que se espera de um produto no segmento. 

Entre os destaques, figuram no C3 a central multimídia com tela de 10” e espelhamento via Apple CarPlay e Android Auto sem fio, rodas de liga leve aro 15”, controles de tração e estabilidade com Hill Holder, ar-condicionado, direção elétrica, airbag duplo frontal, alarme, computador de bordo, entre outros itens. O Citroën ainda pode receber a pintura do teto contrastante, caso o consumidor assim desejar. 

O Pulse Drive 1.3 manual tem uma lista semelhante, porém sua central multimídia conta com tela de 8,4”. No Fiat, entretanto, encontramos uma cabine mais refinada e completa, com destaque para o ar-condicionado automático digital, os 4 airbags, o sistema TC+ de bloqueio eletrônico do diferencial, entre outros recursos. 

O Renault Stepway, que regula com o Pulse Drive 1.3 na faixa de R$ 95 mil, tem, até por conta do projeto mais antigo, a menor tela para a central multimídia do trio, contando com apenas 7”. Entretanto, o maior problema do Stepway manual fica para o quesito segurança.

O modelo até sai de fábrica com os airbags laterais complementando as bolsas frontais obrigatórias por lei, mas peca imensamente ao não disponibilizar os controles de tração e estabilidade, recursos presentes apenas no Stepway Iconic com câmbio automático CVT. 

Decisão 

Logo, a falta do ESP no Stepway Zen praticamente o coloca de lado entre as opções aqui reunidas. 

Ao falarmos das versões com câmbio manual, onde o quesito racionalidade é ainda mais enfatizado, é inegável que o novo Citroën C3 Feel 1.6 sai na frente. 

Se você não se incomoda com o interior mais simples da novidade, afinal estamos falando de um carro de entrada, terá no representante da Citroën todos os atributos que fazem sucesso nos aventureiros urbanos. 

O C3 pode não ser tão econômico quanto o Pulse de entrada, porém é um modelo com acelerações e retomadas mais rápidas e praticamente tão bem equipado quanto o Fiat, com a vantagem de custar R$ 8.600 a menos. 

Ao considerarmos as opções automáticas dos três modelos, no caso o Pulse Drive 1.3 CVT (R$ 102.590), o Stepway Iconic (R$ 107.790) e o C3 Feel Pack (R$ 93.990), seguimos com uma boa vantagem para o Citroën. 

Portanto, em faixas de mercado onde o que manda é o custo-benefício, o novo Citroën C3 caminha para se tornar a referência a ser alcançada.

Fiat Pulse, Citroën C3 e Renault Stepway

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