Cotado para o Brasil, Fiat 500X vai bem em teste de segurança

Crossover italiano e o Chevrolet Cruze foram avaliados pelo LatinNCAP
FIat 500X durante ensaio para avaliação de segurança realizado pelo Latin NCAP

FIat 500X durante ensaio para avaliação de segurança realizado pelo Latin NCAP | Imagem: Divulgação

Uma das atrações da Fiat no Salão de São Paulo 2018, o crossover Fiat 500X pode ser importado ao Brasil caso o dólar ajude, como antecipamos aqui no Autoo em nossa cobertura da mostra.

Em paralelo, outra excelente notícia que recebemos nesta semana foi a avaliação de segurança realizada pelo Latin NCAP para o modelo, uma vez que o Fiat 500X, hoje produzido na Itália, já é comercializado em alguns países da América Latina.

O Fiat 500X foi “aprovado com louvor” pelo Latin NCAP, conquistando não só as 5 estrelas para passageiros adultos e crianças bem como a classificação Advanced Award por contar, ainda que de forma opcional, com recursos avançados que colaboram com a segurança viária, como é o caso do sistema de frenagem automática de emergência (AEB). Segundo o Latin NCAP, o 500X torna-se o primeiro Fiat comercializado em nossa região a obter a classificação máxima de segurança.

“O Fiat 500X mostrou boa proteção para adultos nos testes de impacto frontal, de impacto lateral e de poste. O controle de estabilidade do Fiat 500X se desempenhou de acordo com as exigências do Latin NCAP”, resume os responsáveis pela avaliação.

Com um resultado um pouco inferior, mas ainda elogiável, o Chevrolet Cruze produzido na Argentina e comercializado em países como o Brasil, também figurou na mesma bateria de testes. O sedã médio, contudo, alcançou a marca de 4 estrelas seja para adultos como para crianças.

“O novo Cruze tem airbags frontais e laterais como equipamento padrão e oferece boa proteção nos testes de impacto frontal e lateral para adultos, enquanto o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) padrão no modelo se comportou de acordo com os requisitos. Se o modelo contasse com airbags laterais de cabeça padrão e o entregasse melhor performance no teste de impacto lateral de poste, esses dois atributos poderiam melhorar o nível de estrelas para adultos. A Proteção dos Ocupantes Infantis no impacto frontal ficou entre limitada e boa e, no impacto lateral, a proteção foi apenas boa. A melhoria na sinalização das ancoragens Isofix poderia ajudar o Cruze a obter um resultado superior em estrelas para crianças”, resume o Latin NCAP.

“É inspirador encontrar fabricantes que buscam obter as melhores qualificações para o mercado latino-americano e é alentador seu comprometimento em trazer novos modelos para níveis de classificação de estrelas mais altos. No caso do 500X, a Fiat mostrou que eles podem oferecer os mesmos níveis de segurança padrão para seus modelos na Europa e na América Latina. Esperamos que este compromisso possa inspirar a Chevrolet a seguir os mesmos passos com o modelo Cruze, uma vez que o modelo irmão é oferecido com seis airbags na Europa e, para a América Latina, é apresentado com apenas quatro como padrão”, conclui Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Choque de elétricos baratos

Choque de elétricos baratos

BYD Dolphin Mini ou Kwid E-Tech, quem leva a melhor nos modelos a bateria?
Aviação
Embraer estuda jato rival do Boeing 737 e do Airbus A320

Embraer estuda jato rival do Boeing 737 e do Airbus A320

Afirmação foi feita por fontes de um importante jornal dos EUA. Entenda
MOTOO
5 motos 0km para comprar na faixa dos R$ 20 mil

5 motos 0km para comprar na faixa dos R$ 20 mil

Confira opções de modelos interessantes de Honda, Yamaha, Royal Enfield, Bajaj e Dafra