Sem fazer muito alarde ou comunicar a imprensa em geral, a chinesa Zotye decidiu ignorar o cenário de crise no país e anunciou investimento de R$ 150 milhões para erguer sua fábrica em Goianésia (GO).

Segundo publicações na página oficial da marca no Facebook, a unidade vai começar a operar no início de 2018 e gerar 700 empregos diretos e indiretos. O volume de produção vai girar em torno de 20.000 carros/ano e parte do investimento também será usado para a construção de uma fábrica conjunta da Electro Motors, especializada em veículos com propulsão elétrica.

Antes da fábrica começar a operar, a Zotye iniciará a comercialização de dois modelos no Brasil a partir de 2017. O primeiro deles é o hatch Z100 Logic, já em fase de homologação, e o SUV T600, que conta com motor 2.0 turbo e opções de câmbio manual de 5 marchas e automática de 6 velocidades.

Novata no ramo automotivo, a Zotye foi fundada em 2003. A empresa já adquiriu as operações da brasileira TAC Motors e chegou a anunciar a intenção de construir sua fábrica em Colatina, interior do Espírito Santo. O governo de Goiás, contudo, passou a negociar com a empresa e ofereceu melhores condições.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |