Parece que as tentativas de uma marca nacional que produza outros modelos que não um jipe estão, infelizmente, fadadas ao fracasso. A Chamonix Cars, que desde 1987 produzia réplicas dos Porsches 356 cupê, 356 Speedster, 550 e 550S, resolveu parar, espera-se que temporariamente, sua produção, localizada em Jarinu, no interior paulista. Newton Masteguin, diretor da empresa, lamenta o atual panorama financeiro, que não incentiva as pequenas montadoras de automóveis, e avisa: “da parte da Chamonix, a melhor alternativa foi darmos essa parada e esperar pela estabilização”.

Na carta, publicada no blog Puma Classic, Masteguin critica principalmente a falta de cultura automobilística do brasileiro (que não compra o que gosta, mas sim o que tem melhor valor de mercado), os altos impostos sobre a matéria prima de seus carros e o mercado desregulado por conta das grandes montadoras, que pressionadas pela crise financeira de 2008 baixaram sem critérios os preços dos seus carros.

Os modelos produzidos pela Chamonix Cars são equipados com motores 1.6 Boxer (65 cv) ou 1.8 bicombustível (115 cv), dependendo do modelo. 

Rodrigo Mora

|