Fiat Chrysler torna-se capaz de desenvolver um automóvel completo no Brasil

Conglomerado inaugura em Betim (MG) seu Centro de Segurança Veicular
Teste em andamento no Safety Center da FCA Latam

Teste em andamento no Safety Center da FCA Latam | Imagem: Divulgação

A Fiat Chrysler revela nesta semana uma excelente notícia não só para a empresa, mas que também destaca o alto nível que a engenharia automotiva nacional alcançou.

A divisão latino-americana da empresa inaugurou seu Centro de Segurança Veicular (Safety Center) no Brasil, que será integrado ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Giovanni Agnelli, em Betim (MG). Com isso, a empresa agora torna-se completamente autônoma para a criação e o desenvolvimento de veículos no Brasil. Até então, os carros que a Fiat Chrysler desenvolvia aqui precisavam ser validados em laboratórios na Europa ou nos EUA.

“Com o Safety Center em Betim ganhamos autonomia e reduzimos o tempo de desenvolvimento dos automóveis”, explica Silvio Piancastelli, gerente de conceito de veículo, em comunicado da FCA. O Safety Center conta com uma área de 7.600 m² e pista de 130 metros, com capacidade de realização de testes de impacto de até 4 toneladas a 100 km/h. Simulando uma grande variedade de situações, as provas físicas realizadas no local avaliam a estrutura do automóvel, a calibração dos airbags e os sistemas de retenção dos ocupantes.

O Centro de Segurança Veicular, acrescenta a FCA, demandou investimento de aproximadamente R$ 40 milhões distribuídos entre infraestrutura, equipamentos de última geração e treinamento somado aos esforços de uma equipe composta por 50 profissionais. O Safety Center Betim foi implantado em menos de um ano para realizar testes de impacto frontal, posterior e lateral contra barreiras rígidas e postes, com provas de padrão internacional, abrangendo todas as homologações e testes de agências independentes não governamentais.

O primeiro modelo da atual Fiat Chrysler desenvolvido completamente na América Latina foi o novo Uno, concebido em 2008 e lançado em 2010. Também coube ao time de engenharia nacional trabalhar em modelos a Toro, o Argo e o Cronos.

 

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