Nem a volta do IPI – em doses menores, é verdade – foi capaz de frear o ânimo do consumidor brasileiro por novos automóveis. Em outubro, o primeiro mês sem o benefício total concedido pelo governo federal, o total de emplacamentos foi o 3º melhor do ano, só perdendo para setembro e junho quando a notícia do fim do desconto no imposto promoveu uma corrida às concessionárias.

Foram quase 281 mil emplacamentos no mês passado, queda de 5,2% em relação a setembro – o melhor mês da história -, mas alta fortíssima se comparada a 2008: 25,1% ou mais de 56 mil unidades a mais que outubro de 2008.

Fiat quase igualou mês passado

A líder do mercado quase não percebeu o efeito do fim do desconto no IPI. Suas vendas atingiram 67 985 unidades, apenas 1 936 carros a menos que em setembro. Volkswagen e Chevrolet acusaram mais o golpe e caíram 10% e 11%, respectivamente.

A Honda, 5ª colocada no acumulado do ano, teve um mês ruim: queda de 19% nos emplacamentos. Até mesmo o City perdeu vendas, mas o sedã Civic é que mais sentiu a concorrência interna e já pode ser ultrapassado pelo rival Corolla em novembro.

E os coreanos continuam a surpreender. A Hyundai  conseguiu o inédito 8º posto em outubro, superando a dupla Peugeot e Citroën e ficando próxima da Toyota. Foram 8 709 unidades, a maior parte delas de Tucson (3 412) e i30 (2 510). A Kia também fez bonito: o compacto Picanto teve 628 vendas, e o Sportage, irmão do Tucson, 948. Soul e Cerato, as vedetes da linha, ainda sofrem com a dificuldade de importação causada pela produção no limite da fábrica da montadora na Coréia do Sul.

Entre os importados, a BMW voltou a vender bem. Foram 643 unidades, 11% a mais que em setembro e que a torna a marca premim mais vendida do país hoje, à frente da Mercedes-Benz.

Confira nos links abaixo o ranking completo de vendas:

Ranking das marcas mais vendidas em outubro
Marcas mais vendidas em 2009
Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/

Veja mais notícias da marca