Ford, enfim, apresenta novo Explorer

Aos 20 anos, jipe é "reinvenção dos SUVs para o século XXI", diz a montadora

Ford Explorer 2011 | Imagem: Ford

Foram aproximadamente dez teasers até que o Explorer 2011 fosse finalmente revelado. A espera foi compensada por um belo utilitário esportivo, que se alinha à nova identidade visual da marca – aqui no Brasil conhecida através de Fusion e Edge. A Ford quer o novo Explorer rodando em 90 países, e diz ter, com ele, “reinventado os SUVs para o século XXI”.

O Explorer 2011 é montado sobre a plataforma de Taurus e Flex, e traz dois motores: um 3.5 V6, de 290 CV, e outro 2.0 EcoBoost, de incríveis 237 cv – ambos acoplados a uma transmissão automática de seis velocidades. A tração é integral, repartindo a força entre os eixos conforme o contato das rodas com cada terreno. Posteriormente, haverá uma opção com tração somente dianteira. No interior, destaque para o novo sistema SYNC de entretenimento, o acabamento com detalhes em alumínio, o MyFord Touch, a terceira fileira de bancos e, principalmente, os cintos de segurança com airbag embutido.

A Ford ainda não revelou os preços do Explorer 2011 e nem em quais mercados ele será comercializado. Em 20 anos, o Explorer vendeu mais de 6 milhões de unidades, se consagrando como o segundo veículo mais bem-sucedido comercialmente da marca, ficando atrás somente das picapes da Série F.