A Ford aproveitou a estreia da linha 2017 da picape F-150, modelo de grande sucesso nos EUA, para introduzir no mercado duas novidades bem interessantes: seu novo câmbio de 10 marchas e a nova geração de seu motor V6 EcoBoost, que de destaca pelo torque elevado.

A transmissão, que deverá ser difundida a demais modelos da marca nos próximos anos, tem o peso reduzido graças ao uso de “materiais e ligas avançadas”, declara a Ford. O conjunto também é a primeira transmissão da empresa a não contar com o uso de ferro fundido. Ainda de acordo com a fabricante, três marchas exercem a função de “overdrive”, o que ajuda na redução de consumo.

Já outra estreia que merece destaque é a nova geração do motor V6 EcoBoost. Na opção com 3.5 l de deslocamente, o propulsor agora passa a entregar 62,2 kgfm de torque, um número excelente e no mesmo patamar de muitos propulsores V8 de aspiração natural.

Um dos destaques do 3.5 V6 turbo vai para o novo sistema de dupla injeção direta, que conta com dois bicos por cilindro. De acordo com a Ford, o layout colabora para incrementar a potência e reduzir tanto o consumo de combustível como o nível de emissões de poluentes. O V6 também conta com start-stop, recurso que desliga o motor quando o carro encontra-se parado.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |