A Ford realiza nesta terça-feira (29) na cidade de Colonia, na Alemanha, o “Go Further”, um evento para 2.500 pessoas envolvendo funcionários, concessionários e membros da imprensa mundial em que várias novidades da marca para os próximos anos foram apresentadas.

A principal delas é a oitava geração do Fiesta, um dos modelos de maior sucesso da marca na Europa. Vale destacar que o Fiesta comemora uma trajetória de 40 anos de existência neste ano.

Além da versão Titanium, o hatch compacto estreou na variante esportiva ST-Line, a aventureira Active e até mesmo uma configuração Vignale, a designação mais luxuosa para os produtos da Ford.

Com isso, fica clara a estratégia da marca: para se descolar do Ka, o Fiesta ganhará bem mais recursos de conectividade e tecnologia embarcada com o objetivo de se tornar o “compacto mais avançado” do segmento, espera a marca. Dentre as novidades para o modelo, a Ford destaca uma generosa tela flutuante de 8” com alta definição e a oferta do sistema Sync 3 para controle das funções multimídia.

A Ford também anuncia que o novo Fiesta oferecerá “mais opções de personalização para o modelo” e que o compacto manterá as caracteríticas de condução esportiva e fun to drive que são marcas do Fiesta desde a primeira geração de 1976.

Em conjunto com a apresentação da nova geração do Fiesta, a Ford também revelou uma melhoria interessante para seu motor 1.0 EcoBoost: ele será o primeiro tricilídrico do mundo a contar com sistema de desativação de cilindro para reduzir o consumo e as emissões de poluentes. De acordo com a Ford, o cilindro pode ser desligado ou ativado novamente em apenas 14 milissegundos, ou 20 vezes mais rápido que um piscar de olhos. Graças a essa rapidez, o funcionamento do sistema é praticamente imperceptível para o motorista e não afeta o desempenho do carro. O 1.0 EcoBoost com desativação de cilindros deverá estrear em 2018.

Com um design que segue o estilo do Fiesta atual, como os retrovisores apoiados nas portas e a lateral com um vinco ascendente bem pronunciado, o novo Fiesta apresenta uma dianteira mais “limpa”, com destaque para a grade mais estreita e ocupando uma boa parte da porção frontal. Na parte traseira, a grande evolução fica por conta das lanternas, que passam a ter disposição horizontal. A tampa do porta-malas também está mais lisa e com um visual mais agradável ao olhar. Pelas primeiras imagens reveladas pela Ford, nos chama a atenção a boa qualidade do acabamento, pelo menos visual, em especial na versão mais luxuosa Vignale. A opção também deverá oferecer teto solar panorâmico, como podemos observar nas imagens. 

Até o momento a Ford não forneceu detalhes técnicos do novo Fiesta, porém pelas fotos parece que o modelo cresceu ligeiramente no comprimento, o que pode trazer uma melhoria para o espaço interno, em especial no banco traseiro, uma crítica da presente geração. 

A previsão é que a oitava geração do Fiesta chegue às lojas na Europa ao longo de 2017 e nos EUA somente a partir de 2018. Considerando que o New Fiesta chegou ao Brasil em 2011 e a produção local começou em 2013, podemos esperar que qualquer mudança no modelo por aqui também fique para algo em torno de 2018. O braço brasileiro da Ford ainda não se posicionou de forma oficial. 

 
 
Oitava geração do Ford Fiesta revelada em quatro versões
 
Oitava geração do Ford Fiesta revelada em quatro versões
Oitava geração do Ford Fiesta revelada em quatro versões
Ford Fiesta Active
 
Ford Fiesta Active
Ford Fiesta Active
Ford Fiesta ST-Line
 
Ford Fiesta ST-Line
Ford Fiesta ST-Line
Ford Fiesta ST-Line
 
Ford Fiesta ST-Line
Ford Fiesta ST-Line
Ford Fiesta Titanium
 
Ford Fiesta Titanium
Ford Fiesta Titanium
Ford Fiesta Vignale
 
Ford Fiesta Vignale
Ford Fiesta Vignale
Ford Fiesta Vignale
 
Ford Fiesta Vignale
Ford Fiesta Vignale
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |