A Ford surpreendeu nesta sexta-feira com a apresentação de seu mais novo propulsor que vai passar a figurar em sua gama gradativamente nos próximos meses. Trata-se do novo 1.5 com 3 cilindros, que se destaca pelos ótimos números de potência e torque. Quando recebe etanol, o novo propulsor consegue entregar 137,2 cv de potência e 16,1 kgfm de torque. Segundo a Ford, com esses valores ele torna-se o motor com a melhor potência específica entre os propulsores de aspiração natural, entregando 91,5 cv/litro, um número excelente.

Apenas como comparação, o motor 1.8 da Chevrolet, presente em modelos como o Cobalt, entrega 111 cv com etanol e torque de 17,7 kgfm com o mesmo combustível, o que nos permite ter uma noção da elevada eficiência que o novo 1.5 TiVCT da Ford vai entregar. Um 1.8 moderno, como o do Honda HR-V, por exemplo, entrega 140 cv e 17,4 kgfm de torque com etanol. Dentro da própria gama Ford, o 1.5 TiVCT chega a superar até mesmo o propulsor 1.6 Sigma em potência, que é capaz de entregar até 125 cv. 

Segundo a marca, o propulsor 1.5 TiVCT é um produto novo em relação ao 1.0, também tricilíndrico, que equipa o Ford Ka. Seu desenvolvimento ficou a cargo da divisão indiana da Ford, porém contou com ajuda dos times europeu e brasileiro, em especial para adaptá-lo ao uso de etanol. O 1.5 TiVCT deverá estrear ainda neste semestre equipando o Ford EcoSport por aqui. O novo propulsor será fabricado no Brasil e, pelo menos por enquanto, não tira de cena o 1.5 e o 1.6, ambos da família Sigma e com 4 cilindros, aplicado hoje em dia nas gamas Ka e Fiesta, respectivamente.

Segundo a Ford, os motores com 3 cilindros foram bem recebidos pelos consumidores e os maiores ganhos que entregam em termos de eficiência justificam os investimentos cada vez maiores em propulsores do tipo. A mágica utilizada pela marca para extrair os interessantes números de potência e torque passam pelo uso de vários recursos. Só a arquitetura de três cilindros permite uma redução de 10% no peso e tamanho, qualidades que são reforçadas pelo uso de bloco de alumínio.

Dentre as soluções técnicas, os destaques incluem coletor de escape integrado, eixo balanceiro com mancais hidrodinâmicos para reduzir a vibração típica das três cilindros, bomba de óleo variável, correia imersa em óleo e duplo comando variável e independente de válvulas (tecnologia TiVCT). O novo 1.5 tricilíndrico ainda conta com bobinas de ignição individuais para cada cilindro, velas de ignição centralizadas na câmara de combustão, tuchos hidráulicos com balancins roletados, virabrequim deslocado da linha de centro e sistema de partida a frio com aquecimento dos bicos injetores (Easy Start), que dispensa o tanquinho de partida a frio.

Outro ponto que é fundamental para a elevada eficiência do novo 1.5 TiVCT é a precisão e a elevada qualidade de montagem. “Para você ter uma ideia, temos engranagens nesse motor que tem uma especificação até superior à de muitos relógios”, destaca Enio Gomes, diretor de powertrain da Ford América do Sul.

Próximos passos

A Ford ainda não revelou os dados de consumo do 1.5 TiVCT, algo que deverá ser feito apenas em conjunto com a apresenção do Ford EcoSport 2018, que ocorrerá em junho. A fabricante promete, contudo, que ele será ainda mais eficiente do que o 1.6 Sigma atual.

A diretoria da marca também confirmou que caberá ao Brasil lançar o primeiro carro equipado com a novidade desenvolvida na Índia. A nacionalização do 1.5 TiVCT deverá ocorrer em breve. Outra informação importante confirmada pela Ford, é que o propulsor ganhará uma derivação EcoBoost, ou seja, com turbo e injeção direta para entregar um nível de desempenho ainda mais esportivo. “Nós queremos propulsores que sejam eficientes, mas não queremos que, para isso, o prazer de dirigir seja sacrificado. O 1.5 TiVCT é um bom exemplo desse compromisso que queremos manter”, acrescenta Rogelio Golfarb, vice-presidente da marca para a América do Sul.

 
 
Motor Ford 1.5 TiVCT 3 cilindros
 
Motor Ford 1.5 TiVCT 3 cilindros
Motor Ford 1.5 TiVCT 3 cilindros
Motor Ford 1.5 TiVCT 3 cilindros
 
Motor Ford 1.5 TiVCT 3 cilindros
Motor Ford 1.5 TiVCT 3 cilindros
Motor Ford 1.5 TiVCT 3 cilindros
 
Motor Ford 1.5 TiVCT 3 cilindros
Motor Ford 1.5 TiVCT 3 cilindros
Motor Ford 1.5 TiVCT 3 cilindros
 
Motor Ford 1.5 TiVCT 3 cilindros
Motor Ford 1.5 TiVCT 3 cilindros
Motor Ford 1.5 TiVCT 3 cilindros
 
Motor Ford 1.5 TiVCT 3 cilindros
Motor Ford 1.5 TiVCT 3 cilindros
Motor Ford 1.5 TiVCT 3 cilindros
 
Motor Ford 1.5 TiVCT 3 cilindros
Motor Ford 1.5 TiVCT 3 cilindros
Motor Ford 1.5 TiVCT 3 cilindros
 
Motor Ford 1.5 TiVCT 3 cilindros
Motor Ford 1.5 TiVCT 3 cilindros
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/