A GMC, divisão de veículos utilitários da GM, antecipou nesta sexta-feira (17) os primeiros detalhes da picape conceitual Sierra All Terrain HD. Destaque da marca para o Salão de Detroit, que acontece em janeiro de 2011 nos Estados Unidos, o protótipo propõe um visual mais arrojado para o segmento sem abrir mão do grande porte típico de picapes norte-americanas: o modelo tem 5,8 metros de comprimento.

O conceito, ainda seguindo o gosto do público dos EUA, é impulsionado por um motor V8 6.6 litros turbodiesel. A marca afirma que ele gera 397 cv e impressionantes 106 kgfm de torque, que é despejado pelo câmbio automático de 6 marchas para as quatro rodas, aro 20” por sinal. Para encarar terrenos acidentados, a Sierra tem vão livre de 300 mm e suspensão com amortecedores mais eficientes.

A fabricante ainda destaca o sistema de navegação GPS do conceito com disco rígido de 80 gb para armazenamento de mapas. A caçamba ainda conta com dois grandes porta-objetos nas extremidades do compartimento para armazenar pequenos objetos soltos. Entretanto, a GMC ainda não revela se o modelo será de fato comercializado no futuro.

Avalanche de picapes nos EUA

Alheio a crise econômica mundial e as preocupações com o meio ambiente, o segmento de picapes nos EUA segue com força total. Somente neste ano 1.456.873 picapes já foram vendidas no país, segundo contagem do Wall Street Journal. Tal número é 26% superior ao registrado em 2009.

O maior exemplo do sucesso do ramo na região é a linha F-Series da Ford, que lidera o mercado de veículos do país, com mais de 450 mil emplacamentos. A segunda posição também é de uma picape: a Chevrolet Silverado.

Thiago Vinholes

|

Veja mais notícias da marca