GM quer colocar carros sem volante e pedais nas ruas já em 2019

Montadora entrou com pedido de autorização para as autoridades dos EUA permitirem o uso da tecnologia avançada
Modelo equipado com o Cruise AV, sistema de automação de veículos da GM

Modelo equipado com o Cruise AV, sistema de automação de veículos da GM | Imagem: Divulgação

As montadoras e empresas de transporte estão trabalhando com afinco em suas estratégias de oferecer carros autonômos nas ruas o mais rápido possível. Prova disso foi um passo importante realizado pela GM nos EUA: a fabricante entrou com uma petição para o Departamento de Transportes de seu país-sede pedindo ao órgão administrativo a permissão para colocar nas ruas do país o serviço Cruise AV.

A plataforma de transporte em questão permite que um veículo seja capaz de operar de forma plenamente autonônoma, dispensando a figura de um motorista. Como você pode ver na imagem logo acima do texto, o sistema Cruise AV, montado em um Chevrolet Bolt, não conta com volante ou pedais, antecipando como será a cabine dos futuros automóveis autônomos. Basta o passageiro indicar seu local de destino que o automóvel se encarrega do deslocamento.

Se aprovada a petição da GM, a fabricante espera lançar seu serviço de transporte compartilhado, uma espécie de Uber só que sem a figura do motorista, a partir de 2019.

Atualmente a legislação norte-americana obriga que mesmo os carros com níveis mais elevados de condução autônoma ainda contem com um motorista habilitado que possa assumir o volante no caso de emergência.

A NHTSA, órgão de segurança viária responsável pela análise da petição da GM, declarou que vai “analisar o pedido da fabricante e dar ao mesmo uma consideração cuidadosa”.

Com a liberação da NHTSA, a GM declara que tem como colocar nas ruas um volume de 2.500 unidades/ano de seus veículos autônomos operando plataformas de transportes compartilhados. Com isso, a GM espera que os carros capazes de se deslocar de forma autônoma passem de um nicho de mercado para plataformas de aplicações comerciais.

Em sua petição para as autoridades de trânsito norte-americanas, a GM destaca que seus carros autônomos “eliminar o fator de erro humano, causa de 94% dos acidentes de trânsito”. Além disso, os modelos com esse tipo de tecnologia terão propulsão elétrica para reduzir o impacto ambiental.

Os carros autônomos, como é o caso dos equipados com o sistema Cruise AV da GM, contam com uma série de câmeras, radares de curto e longo alcances além de radares de articulação e Lidars (sensores a laser de alta precisão) para “ver” tudo o que se passa ao redor do veículo e realizar a condução da forma mais segura possível.

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