Janeiro nunca é um mês para ser tomado como referência para o resto do ano: muitas marcas ainda estão de ressaca da corrida para terminar bem 2009, há férias coletivas, menos clientes comprando carros e até ajustes nas linhas de montagem. Por isso, o bom resultado da Chevrolet, que quase vendeu tanto quanto a Fiat, tem de ser visto com reservas, embora essa arrancada inicial acabe dificultado a vida de seus rivais.

A montadora americana terminou o 1º mês do ano com pouco mais de 44 mil unidades vendidas, cerca de 1 200 unidades a menos que a Fiat. A Volkswagen, que em 2009 foi a vice-líder com sobras, começou 2010 um pouco atrás, com 39 mil emplacamentos.

O mercado em geral caiu 27% em relação a dezembro, mas está melhor que há um ano. No pelotão intermediário, a Renault voltou a ser a 5ª colocada, deixando a Honda para trás. A Hyundai galgou postos e inicia o ano em 7º lugar, à frente das francesas e até da Toyota, a 8ª.

A Kia também começou positivamente 2010, superando Nissan e Mitsubishi. Entre as marcas Premium, a BMW continua como líder, com 398 unidades vendidas contra 369 da Mercedes-Benz (descontados aqui as vendas da van Sprinter).

Veja o ranking das marcas mais vendidas aqui

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/