Além do bom desempenho do Voyage, que superou o Siena, seu arqui-rival, a Volkswagen contou com o imenso volume de vendas do Gol em fevereiro para ultrapassar a Fiat. O hatch voltou a vender mais de 20 mil unidades – 21 073 para sermos exatos –, algo que não conseguia desde outubro do ano passado, no epicentro da crise financeira.

Outro que mostrou recuperação foi o Palio, da Fiat. Tradicional rival do Gol e vice-líder por muitos anos, o compacto havia perdido a posição para o Uno Mille, também da montadora italiana.

Na categoria dos modelos médios, o sedã Civic mantém a hegemonia, mas teve um fevereiro bem inferior a outros meses, com apenas 3 437 emplacamentos. Com isso, o Corolla encostou, com 3 374 unidades vendidas.

Strada se destaca

Se o Gol não tem adversários entre os veículos de passeio, a picape Strada, da Fiat, não encontra um oponente que a tire do 1º posto entre os utilitários. O modelo é o 8º veículos mais vendido no geral e em fevereiro teve 6 078 exemplares comercializados. O 2º colocado, o EcoSport, vendeu bem menos: 3 437 unidades.

Já entre os veículos com preço acima de R$ 80 mil, o crossover Captiva chamou atenção ao emplacar 1 184 unidades, apenas 98 carros a menos que o Tucson, o importado mais vendido do Brasil há mais de dois anos.

Mercado estável

Mesmo com dois dias úteis a menos, fevereiro fechou acima de janeiro em vendas de veículos leves, que incluem automóveis e utilitários. Foram 191 343 emplacamentos contra 189 729 de janeiro, um acréscimo de 0,85%. Em relação a 2008, o crescimento foi marginal – apenas 0,15%.

Mas os números são otimistas afinal o ano passado foi o melhor da história e difícil de ser repetido mesmo sem crise financeira. O temor agora é com o fim da isenção de IPI nas vendas de veículos, que acaba este mês. Há quem aposte que o governo irá estender o prazo por algum tempo.

Confira a lista completa dos veículos mais do Brasil em 2009

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/