Gol e Corolla são caros para manter, aponta estudo da Proteste

Associação comparou os gastos envolvendo os carros mais vendidos do país
Toyota Corolla 2019

Toyota Corolla 2019 | Imagem: Divulgação

A Proteste revelou nesta quinta-feira (13) uma lista bem interessante envolvendo algo muito relevante quando estamos decidindo a compra de um carro novo.

A associação de consumidores pesquisou o custo de propriedade, ou seja, quanto é necessário gastar para manter em boas condições de uso os carros mais vendidos do Brasil por um período de 3 anos.

A pesquisa levou em conta os 7 modelos melhor posicionados no ranking geral de vendas e levou em conta os seguintes itens: depreciação, rodagem, taxas obrigatórias, seguro obrigatório (DPVAT), seguro opcional/complementar, combustível e custo com lavagem.

A conclusão da pesquisa, como você poderá conferir nas tabelas logo abaixo do texto, é que o Toyota Corolla e o Volkswagen Gol são automóveis que apresentam alguns dos custos de propriedade mais caros entre os modelos mais vendidos no Brasil. O Ford Ka e a Fiat Strada na versão Working, por sua vez, são os mais baratos quando o assunto é custo de propriedade.

Uma pesquisa realizada pela Proteste em 2013 revelou que o preço médio da gasolina utilizada como parâmetro para o cálculo foi de R$ 2,764. Já para o estudo realizado neste ano o valor foi de R$ 4,538, ou seja, um aumento de 64% no valor. Foi considerado um padrão de rodagem de 15.000 km por ano (45.000 km em 3 anos) para os cálculos deste estudo.

Esse aumento no preço contribuiu para gastos de até R$ 18.734,86 no período de três anos, como é o caso do Fiat Strada Working. Novamente, o que mais saiu em conta foi o Ka 1.0 nas versões SE/SE PLUS com motor 1.0, que se revelou o mais econômico em custos com combustível ao longo de três anos: R$ 15.126,67 com gasolina. Por isso, o consumo de combustível do carro deve ser um dos itens essenciais para ser levado em consideração na hora da compra.

Para aqueles que quiserem sair rodando com um carro zero da concessionária, será preciso desembolsar um valor ainda maior. Os gastos iniciais serão: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) repetido ano a ano, taxa do seguro complementar contra roubo e colisão, licenciamento e taxa de emplacamento. Portanto, na hora de negociar, o ideal é pedir descontos, analisar o valor dos acessórios e avaliar as opções de financiamento além de considerar apenas a taxa mensal, estudando também custos efetivos totais e eventuais valores embutidos na parcela.

Todavia, se o consumidor optar pelo parcelamento, não deve esquecer de somar a quantia aos custos mensais com o carro. E lembrar-se de que o IPVA consome 4% do valor da nota fiscal, mas somente para o período restante do ano. Dessa forma, se a compra ocorrer no mês de junho, por exemplo, o custo do imposto será proporcional ao restante do ano.

Com a documentação de licenciamento, que inclui a emissão do Certificado de Registro Veicular (CRV) e as taxas de emplacamento, a Proteste calculou um valor de aproximadamente R$ 685,00 (a cidade de São Paulo foi tida como base) sem considerar o que as concessionárias cobram como taxa de despachante, terceirizando este serviço, o que sairá ainda mais caro.

Os custos com lavagem também precisam ser contabilizados. Levando em conta uma limpeza a cada 1.000 km rodados, o que garante pelo menos uma por mês, a um custo médio de R$ 50,00 cada, o consumidor deverá desembolsar cerca de R$ 1.800 no período (em três anos). Para o estudo, não foram incluídos os cuidados especiais, como cera e polimento ou ainda eventuais reparos em caso de colisão ou mesmo um pequeno acidente doméstico como uma batida menor no para-choque.

No que se refere às revisões programadas, de acordo com o fabricante, o valor ultrapassa os R$ 1.500 no período em todos os veículos. Isso porque não foram contados com todos os possíveis itens que são trocados, apenas as peças da revisão programada. Para isso, foram considerados apenas o valor divulgado pelas marcas para o plano de manutenção oficial até a quilometragem de 45.000 km.

Outro custo que precisa estar incluído na compra do veículo é o seguro opcional/complementar. Apesar de não ser obrigatório, é comumente contratado para maior garantia do comprador e deve ser bem avaliado, em função da grande variação de preços no mercado. Por isso, é recomendado que o consumidor solicite o orçamento a mais de um corretor, pesquise as seguradoras e se informe sobre todas as cláusulas do contrato oferecido. Para tanto, os gastos podem chegar em até R$ 5 mil no período de três anos com grandes variações, dependendo do modelo e da versão do carro, época do ano e seguradoras, perfil de uso, entre outros aspectos.

Conclui-se que, caso o consumidor optar por um dos sete modelos avaliados neste estudo, precisa estar disposto a um investimento mensal de cerca de R$ 1.300. Cabe ressaltar que, como a depreciação não é "cobrada" com as despesas mensais, ela geralmente é esquecida na hora dos cálculos e decisão de compra, sendo percebida apenas na troca do carro.

Confira, abaixo, um resumo dos custos e valores finais por modelo:

Toyota Corolla GLi 1.8 Flex Aut

Valor de Aquisição - R$ 77.838
Valor de Depreciação - R$ 20.490,96 (26,33% em três anos)
Taxas obrigatórias - R$ 9.622,25
Seguro Obrigatório - R$ 204,30
Seguro opcional - R$ 5.817,09
Revisão - R$ 2.231,04
Lavagens - R$ 1.800,00
Combustível - R$ 17.913,16
Custo de propriedade em 3 anos - R$ 58.078,79
Custo mensal - R$ 1.613,30

Volkswagen Gol Trendline 1.6 (o Autoo perguntou para a Proteste por qual motivo foi considerada a versão 1.6 do Gol no estudo e não a 1.0 e ainda aguardamos um retorno da associação)

Valor de Aquisição - R$ 45.859,00
Valor de Depreciação - R$ 17.425,08 (38% em três anos)
Taxas obrigatórias - R$ 5.726,63
Seguro obrigatório - R$ 204,30
Seguro opcional - R$ 5.391,96
Revisão - R$ 1.933,60
Lavagens - R$ 1.800,00
Combustível - R$ 17.757,39
Custo de 3 anos - R$ 50.238,96
Custo mensal - R$ 1.395,53

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 flex

Valor de Aquisição - R$ 45.080,00
Valor de Depreciação - R$ 12.497,51 (27,72% em três anos)
Taxas obrigatórias - R$ 5.825,80
Seguro obrigatório - R$ 204,30
Seguro opcional - R$ 4.565,52
Revisão - R$ 1.770,46
Lavagens - R$ 1.800,00
Combustível - R$ 16.336,80
Custo de 3 anos - R$ 43.000,39
Custo mensal - R$ 1.194,46

Ford Ka 1.0 SE/SE Plus

Valor de Aquisição - R$ 41.520
Valor de Depreciação - R$ 12.201,64 (29,39% em três anos)
Taxas obrigatórias - R$ 5.390,10
Seguro obrigatório - R$ 204,30
Seguro opcional - R$ 4.125,51
Revisão - R$ 1.996
Lavagens - R$ 1.800
Combustível - R$ 15.126,67
Custo de 3 anos - R$ 40.844,21
Custo mensal - R$ 1.134,56

Chevrolet Onix LT 1.0

Valor de Aquisição - R$ 45.315
Valor de Depreciação - R$ 13.301,76 (29,35% em três anos)
Taxas obrigatórias - R$ 5.823,16
Seguro obrigatório - R$ 204,30
Seguro opcional - R$ 3.904,35
Revisão - R$ 1.724,00
Lavagens - R$ 1.800,00
Combustível - R$ 15.830,23
Custo de 3 anos - R$ 42.587,80
Custo mensal - R$ 1.182,99

Chevrolet Prisma Sedan LT 1.4

Valor de Aquisição - R$ 54.721
Valor de Depreciação - R$ 15.175,90 (27,73% em três anos)
Taxas obrigatórias - R$ 6.930,66
Seguro obrigatório - R$ 204,30
Seguro opcional - R$ 4.704,87
Revisão - R$ 1.724,00
Lavagens - R$ 1.800,00
Combustível - R$ 15.830,23
Custo de 3 anos - R$ 46.369,96
Custo mensal - R$ 1.288,05

Fiat Strada Working 1.4

Valor de Aquisição - R$ 44.945,00
Valor de Depreciação - R$ 11.470,74 (25,52% em três anos)
Taxas obrigatórias - R$ 3.254,24
Seguro obrigatório - R$ 204,30
Seguro opcional - R$ 5.489,85
Revisão - R$ 1.912,00
Lavagens - R$ 1.800,00
Combustível - R$ 18.734,86
Custo de 3 anos - R$ 42.866,00
Custo mensal - R$ 1.190,72

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