Levar o carro para a oficina mecânica para realizar serviços como troca e balanceamento de pneus, alinhamento de faróis, check-up de emissão de CO2, além de análises das condições de funcionamento dos freios e suspensão é algo que pode levar uma manhã ou uma tarde inteira, quando não o dia todo. A Goodyear propõe realizar isso tudo em apenas 30 minutos.

Trata-se do novo conceito de serviços da marca, o Goodyear Drive, que já opera em Brasília (DF). É uma espécie de oficina drive thru, onde o veículo corre por uma linha de manutenção. “Nosso novo empreendimento foi concebido para garantir maior conveniência para clientes de grandes cidades, que valorizam muito a rapidez e qualidade nos serviços automotivos”, aponta Rui Moreira, diretor de marketing da Goodyear do Brasil.

As operações do Goodyear Drive são realizadas em três etapas: atendimento, diagnóstico e execução dos serviços. Ao chegar na loja os dados do veículo são inseridos em um computador, que automaticamente identifica e indica as especificações adequadas de pneu para o carro em questão. Em seguida, o automóvel tem sua suspensão, freios e faróis analisados por máquinas especiais. Depois de o carro ser submetido a esses processos um relatório é emitido pela loja. No entanto, os reparos, se necessários, não são feitos no local.

A linha de manutenção da Goodyear segue com a análise de emissões, que é feita por meio de uma sonda inserida no escapamento. O passo seguinte é erguer o carro para a retirada dos pneus, que são desencaixados das rodas também com a ajuda de equipamentos específicos que tornam o serviço mais ágil. Por fim, o cliente ainda pode optar por calibrar seus novos pneus com nitrogênio, que mantém a pressão interna do pneumático mais estável.

Os serviços do Goodyear Drive custam a partir de R$ 30,00 (apenas para diagnóstico) e o motorista pode permanecer no veículo durante todos os processos, como se estivesse no drive thru de uma lanchonete. A fabricante de pneus, entretanto, ainda não tem previsão de abertura de mais pontos do novo empreendimento em outras cidades pelo Brasil.

Thiago Vinholes

|