O Google formalizou nesta semana a chegada do Android Auto ao Brasil, tecnologia que passa a ser oferecida amplamente nas centrais multimídia adotadas pela Volkswagen (Novo Gol, Novo Voyage, Nova Saveiro, Fox, CrossFox, SpaceFox, SpaceCross, Golf, Jetta, Novo Passat, Tiguan, Fusca); Chevrolet (Cobalt) e Honda (Accord). Os equipamentos usados pelos modelos também funcionam com o CarPlay, da Apple.

A Pioneer, marca especializada em som automotivo, também oferece a central multimídia AVIC-F70TV, que traz o software desenvolvido pelo Google. De acordo com a empresa de tecnologia, Fiat, Ford, Hyundai, Mitsubishi e Suzuki também deverão oferecer centrais multimídias já com o Android Auto. Elas também deverão contar com o CarPlay, uma configuração natural desse tipo de central multimídia.  

O que é interessante em recursos como o Android Auto é que o uso do smartphone a bordo do veículo fica bem mais fácil e seguro, uma vez que é possível realizar algumas tarefas por comando de voz. Além disso, grande parte dos principais aplicativos passam a ser controlados direto na tela da central multimídia do carro, como o Waze.

Para utilizar o Android Auto, é preciso conectar um smartphone (versão Lollipop ou superior) ao console do carro com um cabo USB. Após aconexão, a tela do painel irá mostrar os aplicativos instalados no celular que possuem uma versão otimizada para uso em veículos. Durante o deslocamento, a tela do telefone permanece bloqueada para que não seja possível utilizá-la ao dirigir, garantindo a segurança do motorista.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |