Os aparelhos de navegação por posicionamento global, o conhecido GPS, estão entrando em uma nova fase, ao menos para o mercado japonês. Por lá, motoristas já podem encontrar o melhor caminho com ajuda do novo aparelho Pioneer VH09CS, uma nova espécie de navegador que acaba de surgir. O equipamento se diferencia dos convencionais por misturar informações de um mapa comum com a imagem real à frente do veículo, captada por uma câmera de vídeo instalada acima do retrovisor interno.

É o que se chama de realidade aumentada. Informações digitais sobrepõem a imagem capturada, algo aparentemente simples, mas extremamente complexo de ser processado. O funcionamento básico do aparelho é como o de um GPS comum. Basta inserir o endereço e seguir as instruções. O destino ou pontos de interesse são destacados no vídeo, exatamente em seus respectivos locais reais.

O aparelho é grande e exige um bastante espaço do painel para a instalação adequada, informa a fabricante. A tela de LCD tem 7 polegadas e o equipamento ainda possui leitor de DVD, porta USB e Bluetooth. O navegador, entretanto, por enquanto só opera por ruas do Japão. Custa cerca de R$ 6.000. Mais sobre o funcionamento do Pioneer VH09CS.

Thiago Vinholes

|