A Honda revela nesta quinta-feira (13) a nova geração do CR-V nos EUA. Sucesso na terra do Tio Sam, por lá o modelo é o SUV mais vendido há 20 anos e já registra 4 milhões de emplacamentos por lá desde 1997 quando estreou no mercado. No Brasil, o modelo foi lançado em 2000 e conquistou uma boa reputação por aqui.

Agora na quinta geração, o SUV manteve o estilo e o porte médio para nossos padrões, porém o visual ficou bem mais arrojado e semelhante ao do Civic 10. Vale destacar que os dois modelos dividem a plataforma, o que permitiu compartilhar também evoluções importantes no que diz respeito ao conjunto mecânico.

O Honda CR-V 2017 agora passa a ter uma opção 1.5 turbo, no caso o mesmo propulsor aplicado no Civic, que nos EUA entrega 190 cv. As versões de entrada do modelo, contudo, serão movidas pelo 2.4 aspirado, porém com injeção direta de combustível. Tanto o CR-V 1.5 turbo como o 2.4 são equipados com o câmbio automático do tipo CVT.

O CR-V segue com a estrutura de suspensão independente nas quatro rodas, com arquitetura do tipo McPherson na dianteira e multibraço nas rodas traseiras. Assim como no CR-V atual, a nova geração manterá as opções de tração dianteira ou integral. Nas versões mais completas, com destaque para a Touring (mesma nomenclatura adotada no Civic), o SUV poderá contar com rodas de liga leve aro 18” (17” nas versões mais acessíveis) e será o primeiro modelo da Honda a contar com um sistema de aletas móveis atrás da grade dianteira que podem se fechar para diminuir o arrasto aerodinâmico. O recurso está se proliferando cada vez mais e já é utilizado pelo Ford Fusion, por exemplo.

No campo dos equipamentos, o CR-V deu um salto interessante. O modelo pode contar com sensor de chuva e assistente de farol alto. Outra conveniência interessante é que o sistema de chave presencial também permite a abertura da tampa do porta-malas apenas passando o pé abaixo do para-choque traseiro, algo bem prático quando estamos com as mãos carregadas e precisamos colocar os objetos no compartimento. Também é possível acionar a ignição do CR-V a distância.

A Honda promete que o CR-V 2017 entregará um nível de espaço interno ainda melhor que o atual, com uma cabine mais espaçosa em especial para os passageiros no banco traseiro. A montadora também alega ter melhorado o nível do acabamento interno, com novos plásticos “soft-touch” para o console central e até mesmo revendo o padrão das costuras dos bancos. O painel de instrumentos também ganha tencologia digital TFT.

Assim como o Civic 10, o Honda CR-V 2017 também passa a contar com uma central multimídia mais completa, com tela de 7” e conectividade aprimorada com a inclusão dos softwares Apple Carplay e Android Auto. O equipamento também traz sistema de navegação integrada. Ainda na cabine, o SUV oferece recursos como ar-condicionado com duas zonas, freio de mão com acionamento elétrico, bancos dianteiros elétricos e com aquecimento e entradas USB para os passageiros no banco traseiro.

Por fim, o destaque da quinta geração do CR-V fica por conta no avanço na segurança. O pacote Honda Sensing inclui uma série de sensores e radares para ajudar na prevenção e mitigação de acidentes, como o alerta de colisão, detector de pedestres, aviso de saída de faixa de rodagem, piloto automático adaptativo, detector de pontos cegos e monitor de tráfego na parte traseira do carro, que alerta o motorista da aproximação de objetos em manobras com a visibilidade comprometida.

O Honda CR-V 2017 será produzido em plantas da fabricante nos EUA e no Canadá e ainda não há previsão de chegada no Brasil. É bem possível, contudo, que o SUV figure como um dos destaques da Honda no Salão de São Paulo, que ocorrerá a partir do dia 10 de novembro.

 
 
Honda CR-V 2017
 
Honda CR-V 2017
Honda CR-V 2017
Honda CR-V 2017
 
Honda CR-V 2017
Honda CR-V 2017
Honda CR-V 2017
 
Honda CR-V 2017
Honda CR-V 2017
Honda CR-V 2017
 
Honda CR-V 2017
Honda CR-V 2017
Honda CR-V 2017
 
Honda CR-V 2017
Honda CR-V 2017
Honda CR-V 2017
 
Honda CR-V 2017
Honda CR-V 2017
Honda CR-V 2017
 
Honda CR-V 2017
Honda CR-V 2017
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |

Veja mais notícias da marca