Não bastasse ser o utilitário esportivo mais vendido do Brasil, o Honda HR-V também é o veículo que menos desvaloriza após um ano. É o que constatou a agência AutoInforme, que promoveu a 3ª edição do prêmio Maior Valor de Revenda, agora transformado em selo.

O SUV da Honda teve apenas 4,5% de desvalorização enquanto o segundo colocado, seu rival direto Jeep Renegade, conseguiu 6,4%. São índices bem mais baixos que a média do mercado, que costuma apresentar uma desvalorização acima de 10% logo no primeiro ano – a agência só considerou veículos que não tiveram mudanças significativas do ano passado para cá.

Na outra ponta do ranking está o crossover francês Peugeot 3008, com nada menos que 16% de desvalorização, seguido da picape Ranger. Há que se observar que modelos mais caros costumam perder mais valor após o primeiro ano de compra.

Foram analisados 132 modelos de 23 marcas diferentes e considerados os valores de mercado e não de tabela, para conferir maior precisão à pesquisa.
Veja a seguir os vencedores por categoria, além do HR-V:

Volkswagen up! (Entrada – 9,4%)
Chevrolet Onix (Hatch Compacto – 8,3%)
Volkswagen Golf (Hatch Médio – 13,2%)
Fiat 500 (Hatch Premium – 13,4%)
Honda Fit (Minivan/Monovolume – 10,5%)
Volkswagen Golf Variant (Perua – 13,1%)
Fiat Strada (Picape Pequena – 10,5%)
Toyota Hilux (Picape Média – 13,9%)
Hyundai HB20S (Sedã Entrada – 11,6%)
Honda City (Sedã Compacto – 10,4%)
Toyota Corolla (Sedã Médio – 11,7%)
Mercedes-Benz CLA (Sedã Grande – 13,6%)
Land Rover Discovery Sport (SUV Compacto – 9,3%)
Volvo XC60 (SUV Médio – 11,0%)
Land Rover Discovery (SUV Grande – 12,4%)
Mitsubishi ASX (Crossover – 13,4%) 

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier |

Veja mais notícias da marca