A Serra do Rio do Rastro, estrada que liga as cidades de Lauro Müller e Bom Jesus da Serra em Santa Catarina, é conhecida por ser difícil de ser superada até mesmo em baixas velocidades. São 9,4 km e 156 curvas de todos os tipos. Tempo estimado de subida com um carro comum? Cerca de 25 minutos, segundo balanço da Policia Militar de SC. O piloto Rhys Millen foi um “pouco” mais rápido com seu Hyundai Genesis Coupe de 750 cv: 7min17s898 aferidos com GPS.

Millen é um nome importante no automobilismo mundial, além de um forte promotor do esportivo da Hyundai. O piloto, nascido na Nova Zelândia, é o atual vencedor da subida de montanha Pikes Peak no Colorado, Estados Unidos, e também campeão mundial de Fórmula Drift. "Por absoluta coincidência, Pikes Peak também possui 156 curvas, mas em uma extensão de 20km. Ou seja, a Serra do Rio do Rastro é duas vezes mais sinuosa que Pikes. O desafio é dificílimo e por isso mesmo espetacular", definiu Millen, em comunicado da Red Bull.

Antes de estabelecer a marca histórica no trecho, Millen treinou o “circuito” durante três dias. Segundo a empresa patrocinadora do piloto, em momentos de longas retas o Genesis preparado chegou a superar os 220 km/h. "Espero realmente que meu recorde se torne o embrião de um novo evento de subida de montanha - um Pikes Peak brasileiro, quem sabe. O Brasil tem na Serra do Rio do Rastro algo realmente precioso nas mãos", concluiu Rhys.

Thiago Vinholes

|