Irmã maior da Hilux, picape Tundra ganha nova geração
Picape grande da Toyota aumenta capacidade de reboque e ganha motorizção híbrida para enfrentar RAM, Silverado e F-150
Rival da RAM 1500, Chevrolet Silverado e Ford F-150 nos Estados Unidos, a Toyota Tundra teve sua nova geração revelada pela marca japonesa. E, de acordo com a montadora, a picape de grande porte ficou ainda mais robusta e ganhou até mesmo uma maior capacidade de reboque.
A "irmã maior" da Hilux terá duas configurações diferentes de motor. A primeiro utiliza o propulsor V6 biturbo 3.5 a gasolina com bloco de alumínio e o sistema duplo VVTi, além de um intercooler refrigerado a água. Com essas melhorias, ele desenvolve 389 cv de potência e 66,2 kgfm de torque. Ele é acoplado ao câmbio automático de 10 marchas.
Há ainda o motor híbrido batizado de i-Force Max. O propulsor a combustão é o mesmo V6 biturbo 3.5, mas acoplado ao motor elétrico de 288 V. Dessa forma, a potência salta para 437 cv e o torque é de 80,6 kgfm.
Por conta desse aumento de potência e torque, a capacidade de reboque da Tundra subiu 17,6%, sendo agora capaz de rebocar 5,4 toneladas (12 mil libras), enquanto a capacidade máxima de carga útil é de 880 kg (1.940 libras).
Segundo a Toyota, algumas inovações foram feitas na suspensão traseira da picape. Ela segue tendo um eixo rígido, mas a peça é presa por multibraços, o que fez a marca chamá-lo de multlink. O conjunto conta com molas helicoidais para melhorar o conforto e a estabilidade.
Segurança e tecnologia
Todos os modelos da Tundra terão o Toyota Safety Sense 2.5, que é um conjunto de auxiliares de segurança. O pacote inclui o sistema de pré-colisão com detecção de pedestres, o alerta de saída de faixa, faróis altos automáticos, lembrete de objetos no banco traseiro, monitor de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro.
Já em relação à tecnologia empregada, a picape entrega um bom nível de conforto e modernidade aos ocupantes. Há um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, além do sistema multimídia de oito polegadas ou 14 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto.
Há Wi-Fi a bordo que permite o emparelhamento de até 10 smartphones simultâneos.
A Toyota ainda não informou a data da nova Tundra no mercado norte-americano, dizendo apenas que ela chegará no fim de 2021. O preço do modelo também só será revelado mais perto do lançamento.