A JAC Motors decidiu mudar sua identidade visual, que estreará a bordo do T40, jipinho compacto que chega ao mercado em julho. O logotipo agora dispensa a estrela de cinco pontas em favor de um emblema com fundo preto e as inicias da marca escritas numa fonte mais larga e moderna.

A nova identidade será adotada em toda a rede e foi desenvolvida pelo estúdio de design da empresa na Itália, mas não ficou claro se a logomarca será usada na China, onde a matriz utiliza uma variação da programação visual vista no Brasil – substituindo o vermelho por um tom de azul acinzentado.

O novo logotipo, no entanto, lembra demais o adotado pela Kia Motors, inclusive com a letra “A” seguindo o mesmo design básico. Há até uma coincidência no fundo do emblema que segue a “boca de tigre” da montadora sul-coreana (veja abaixo).

Parecer com outra marca, aliás, não é uma característica apenas do novo logo. Também o anterior traz elementos que remetem às logomarcas da Mercedes-Benz (estrela com anel) e Chrysler (o famoso pentagrama com estrela no centro). Espera-se que a similaridade não confunda seus clientes.

Fim do Inovar-Auto

Depois de um período de ostracismo, a JAC agora pensa em voltar a “voar mais alto”. A razão tem sido a boa aceitação de seus SUVS T5 e T6, além da expectativa do fim do programa Inovar Auto, em dezembro. O novo pacote de incentivos do governo, batizado de Rota 2030, deixa a entender que não haverá mais barreiras ilegais para produtos importados, uma das razões para a queda nas vendas da marca chinesa. A JAC ainda promete "nove lançamentos" nos próximos 18 meses, nada mal para uma operação que havia encolhido tanto nos últimos anos.

 
 
Logos da JAC: inspiração nas concorrentes
 
Logos da JAC: inspiração nas concorrentes
Logos da JAC: inspiração nas concorrentes
JAC T40 2017
 
JAC T40 2017
JAC T40 2017
Novo logotipo da JAC: similar ao da Kia
 
Novo logotipo da JAC: similar ao da Kia
Novo logotipo da JAC: similar ao da Kia
Perspectiva da fachada das concessionárias da JAC com o novo logo
 
Perspectiva da fachada das concessionárias da JAC com o novo logo
Perspectiva da fachada das concessionárias da JAC com o novo logo
 
 
Ricardo Meier

Publisher do AUTOO é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier |