Para se distanciar do XE, o XF agora se posiciona em um novo patamar na linha da Jaguar. A nova geração do sedã acaba de ser apresentada no Brasil e deverá estar disponível nas concessionárias a partir de março de 2016 em três versões de acabamento: Prestige, R-Sport e S, com preço inicial de R$ 264,7 mil, o que representa um aumento de cerca de R$ 60 mil em relação ao modelo anterior.

O novo Jaguar XF melhorou em praticamente todos os sentidos. Agora o modelo é construído a partir de uma plataforma mais leve e rígida, produzida parcialmente ou integralmente em alumínio, aumentando a rigidez do carro em até 28%. A estrutura foi repensada e traz isolamentos duplos em pontos estratégicos. Além disso, 75% da carroceria é feita de alumínio.

Nas medidas, o XF apresenta 51 milímetros a mais na distância entre-eixos, chegando a 2.960 mm, o que segundo a Jaguar aumentou em 15 mm o espaço para as pernas e 24 mm para os joelhos dos ocupantes, assim como o espaço para a cabeça, maior em 27 mm. O comprimento foi reduzido em 7 mm, com 4.954 mm. Com as mudanças no design, o coeficiente aerodinâmico passou de 0,29 para 0,26.

 
 
Jaguar XF Prestige 2016 Jaguar XF Prestige 2016
Jaguar XF Prestige 2016 Jaguar XF Prestige 2016
Jaguar XF Prestige 2016 Jaguar XF Prestige 2016
Jaguar XF Prestige 2016 Jaguar XF Prestige 2016
Jaguar XF R-Sport 2016 Jaguar XF R-Sport 2016
Jaguar XF R-Sport 2016 Jaguar XF R-Sport 2016
Jaguar XF R-Sport 2016 Jaguar XF R-Sport 2016
Jaguar XF R-Sport 2016 Jaguar XF R-Sport 2016
Jaguar XF S 2016 Jaguar XF S 2016
Jaguar XF S 2016 Jaguar XF S 2016
Jaguar XF S 2016 Jaguar XF S 2016
 
 

Entre os demais destaques está a direção assistida elétrica, vetorização de torque por frenagem, sistema All-Surface Progress Control para evitar que o veículo patine em superfícies de baixa aderência, head-up display com tecnologia a laser, sistema de frenagem autônoma de emergência, monitoramento da condição do condutor, sistema InControl Pro com SSD de 60 GB e som Meridian surround com 17 alto-falantes e 825 watts.

A gama de motores conta com o 2.0 GTDi Turbo a gasolina de 240 cv para as versões Prestige e R-Sport e um 3.0 V6 supercharged de 380 cv, o mesmo do F-Type, para o topo de linha S. Com o primeiro propulsor, o sedã alcança os 100 km/h em 7 segundos, enquanto com o segundo são necessários 5,3 s e a velocidade é limitada eletronicamente a 250 km/h. Em ambos os casos a transmissão é uma automática fornecida pela alemã ZF com 8 marchas. 

Confira os preços e equipamentos do Jaguar XF 2016:

Prestige – R$ 264.700: oferece rodas de 18 polegadas, faróis bixenon, teto solar panorâmico, revestimento interno em couro, ar-condicionado de duas zonas, controle de cruzeiro, navegador GPS, sistema de som Meridian, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e câmera de ré.

R-Sport – R$ 288.600: agrega pacote exclusivo com para-choque dianteiro diferenciado, grade frontal em preto brilhante, saídas de ar com emblema R-Sport, aerofólio traseiro, saias laterais, bancos em couro com duas cores, pedaleiras esportivas e emblemas R-Sport nas soleiras das portas e no volante.

S – R$ 381.100: além do motor 3.0 V6, se diferencia pelo painel em fibra de carbono, bancos em couro com opção de duas cores, soleiras em metal com emblema S, pedaleiras esportivas, saias laterais com detalhes escurecidos, aerofólio traseiro diferenciado, rodas aro 19 com pinças de freio vermelhas, faróis adaptativos Full LED, head-up display, assistente de estacionamento 360º, monitoramento de ponto cego, detector de transito em ré, Jaguar Smart Key System e som Meridiam com 11 alto-falantes e 380W.
A Jaguar já aceita encomendas do novo sedã. 

Redação

Redação |

Veja mais notícias da marca