Crescer 52% em 2010. Essa é a ousada meta da Kia, a marca coreana que, juntamente com a irmã Hyundai, tem crescido a passos largos no mercado brasileiro. Ao contrário das montadoras tradicionais e mesmo de algumas mais novas, as coreanas aceleraram o desenvolvimento de novos produtos e a cada mês apresentam alguma novidade mundial.

E o Brasil parece ser um dos mercados da vez. José Luiz Gandini, presidente da Kia no país, que nesta quinta-feira recebeu o prêmio de Personalidade Vendas do Ano conferido pela ADVB, associação de dirigentes de vendas e marketing, disse ao AUTOO que nosso mercado já é o 3º mais importante para a marca no mundo atrás apenas da Coréia e dos Estados Unidos.

A meta para 2010 é vender 38 mil unidades contra 25 mil deste ano. Os principais produtos serão o sedã Cerato e o crossover Soul, que hoje só não vende mais por incapacidade da fábrica de dar conta da demanda.

Mas a Kia trará outras novidades, duas delas mostradas em primeira mão aqui. São o novo Sorento e o cupê Cerato Koup. Ambos estavam presentes na cerimômia da ADVB e foram clicados pelo AUTOO.

Sofisticados, mas discretos

O Sorento está mais confortável e carregado de tecnologia que antes. A tração integral é eletrônica e possui até controle de descida automático. O interiro traz chave presencial que dispensa o miolo de ignição, ar-condicionado de dupla zona e teto solar panorâmico – o motor é um V6 de 3.5 litros e 276 cv de potência. Ao contrário do que se pensava, o Sorento virá da Coréia e não dos Estados Unidos, onde começou a ser produzido também, e desembarca em abril, segundo nos disse Gandini.

Já o Cerato Koup, apesar da semelhança com seu irmão sedã, tem várias soluções próprias e é um modelo mais sofisticado. O motor é um 2.0 16V de 156 cv e controle variável de válvulas e o câmbio do exemplar que estava no evento é automático de quatro marchas.

O painel do Koup é mais chamativo ainda e há acabamento em couro no interior e pedaleiras cromadas, entre outros detalhes visuais. Por fora, chama a atenção a nova frente com faróis de neblina retangulares e a traseira, com desenho exclusivo que incorpora difusor e escapamento de saída dupla. O Cerato Koup será vendido no país a partir de junho de 2010.

Além dos dois modelos, a Kia terá ainda a nova geração do Sportage e o sedã de luxo Cadenza, substituto do Opirus. E podemos ter mais novidades como a minivan Venga e os primeiros flex da marca (leia mais aqui).

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/