Mais uma rodada de crash-test foi realizada pelo EuroNCAP, entidade que avalia a segurança dos automóveis na Europa. Entre os modelos testados, estão o Honda Jazz (o nosso Fit), o Hyundai i20, Suzuki Alto, Peugeot 3008, Kia Soul e o Audi Q5, que está sendo lançado no Brasil esta semana.

Além do Q5, também o Soul e, futuramente, o Peugeot 3008 serão vendidos aqui, o que aumenta o interesse pelas notas recebidas. No quesito de seguranças dos adultos, o Audi foi o melhor, com 92% de proteção. i20, Soul e 3008 ficaram próximos e o Fit, um pouco atrás, com 78%. A nota negativa ficou por conta do subcompacto Suzuki Alto, com apenas 55% e três estrelas no teste.

Em relação às crianças, o Kia Soul foi o modelo que teve melhor resultado, com 86% de índice, seguido do i20, 3008 e Fit. Novamente o Suzuki teve nota muito baixa, com 46%. Avaliação mais recente do EuroNCAP, a segurança dos pedestre tem melhorado com o passar do tempo, mas ainda exibe taxas mais baixas. Aqui o destaque ficou por conta do Hyundai i20, com 64%, e do Fit, com 60%.

O último quesito testado é o que avalia a assistência de segurança, em que são medidos os recursos que o veículo possui para evitar um acidente e vão de sistemas de estabilidade a alertas de uso do cinto de segurança, entre outros. O Peugeot 3008 quase teve nota máxima, com 97% de índice. Soul e i20 também foram bem, com 86% enquanto Q5 e Fit ficaram com 71%.

O Suzuki Alto teve apenas 29% nesse critério, o que motivou a marca a oferecer ESP como opcional em versões mais simples. Veja ao lado a galeria de imagens com as colisões frontais.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier |