Desde de 1971, na última série do Miura, a Lamborghini oferece em alguns de seus modelos a versão Superveloce (super veloz, em italiano) que, como o próprio nome indica, proporciona um comportamento mais brutal em relação as variantes convencionais. E no Salão de Genebra, a montadora italiana anunciou a chegada do novo Aventador LP 750-4 Superveloce, que apresenta motor mais potente e redução de peso.

O Lamborghini Aventador LP 750-4 Superveloce usa o mesmo motor V12 aspirado de 6.5 litros das demais versões da linha. No entanto, agora o propulsor rende 750 cavalos de potência, a 8.400 rpm. O torque, por outro lado, é o mesmo de 70,4 kgfm, a 5.500 rotações. O câmbio é o mesmo automatizado ISR de sete marchas e dupla embreagem, que envia toda a força para as quatro rodas.

Quanto a redução de peso, o Aventador LP 750-4 Superveloce recebeu entradas de ar na dianteira, para-lamas e asa traseira em fibra de carbono. O interior também recebeu materiais com o material, como é o caso do painel das portas e dos bancos, além de ter perdido alguns equipamentos, o que inclui o sistema multimídia (ainda disponível como opcional, sem custo), tapetes e alguns pontos do isolamento acústico. Tudo isso resultou em 50 quilos a menos, chegando a 1.525 kg.

Graças a essas mudanças, o Superveloce ficou um décimo de segundo mais rápido na aceleração de 0 a 100 km/h, agora feita em apenas 2,8 s. A velocidade máxima, de acordo com a Lamborghini, é “de mais de 350 km/h”.

Com a adoção da nova asa traseira, a aerodinâmica foi otimizada em 150% em termos de eficiência e o downforce teve uma melhoria de 170 por cento. A asa conta com ajuste manual em três posições, para funcionar de acordo com a necessidade. Há ainda um spoiler maior na dianteira, grade frontal mais eficiente e novo difusor traseiro. As rodas são de 20 polegadas na dianteira e 21 polegadas na traseira, calçadas com pneus Pirelli P Zero Corsa, com freios de carbono-cerâmica.

Outra novidade do Lamborghini Aventador LP 750-4 Superveloce é o sistema de escape, que foi retrabalhado para reduzir a pressão traseira e, ao mesmo tempo, emitir um som ainda mais impressionante.

A nova versão do Aventador começa a ser vendida na Europa no segundo semestre deste ano. Por lá, o preço do Superveloce é de 327.190 euros, o que equivale a aproximadamente R$ 1 milhão (sem impostos). A Lamborghini não revelou se o carro será oferecido em outros mercados. 

 
 
Lamborghini Aventador LP 750-4 Superveloce Lamborghini Aventador LP 750-4 Superveloce
Lamborghini Aventador LP 750-4 Superveloce Lamborghini Aventador LP 750-4 Superveloce
Lamborghini Aventador LP 750-4 Superveloce Lamborghini Aventador LP 750-4 Superveloce
Lamborghini Aventador LP 750-4 Superveloce Lamborghini Aventador LP 750-4 Superveloce
 
 
Redação

Redação |