A provocação já era grande afinal a Lifan tem o estande ao lado da inglesa Mini, mas os chineses foram mais longe ao contratar um sósia do Mr. Bean, o famoso personagem interpretado pelo ator britânico Rowan Atkinson para posar ao lado do hatch 320, o clone do Cooper.

Como muitos sabem, o Cooper original é o carro de Mr. Bean, mas o chinês tem mais em comum com o atrapalhado inglês que com o modelo em si. Para se ter uma ideia, o topo do painel de instrumentos era destacado com facilidade num dos exemplares da marca.

Até na hora de apresentá-lo, a montadora foi ambígua. Disse que o 320 é o carro mais barato do país para depois corrigir ao dizer que ele é o compacto equipado mais em conta.

Se o 320 soa como uma ofensa o sedã médio 620 causa boa impressão embora seja um mix de estilos em que se nota influência de BMW Série 3, Volkswagen, Toyota Corolla e Chrysler, dependendo do ângulo. Mas o carro tem um acabamento cuidadoso e pacote de equipamentos e preço condizente, de R$ 39.980.

Tal qual a SsangYong, também a Lifan sofreu com o desembaraço da Receita Federal e não pôde mostrar suas novidades como o sedã 620 em versão CVT e elétrica ou o hatchback 520. Segundo a marca, todos eles estarão no estande em tempo de participar da abertura ao público.

Representada pelo uruguaio Eduardo Effa, que também vende o M100 e os utilitários da Hafei, a Lifan deve terminar o ano com 2.500 unidades vendidas e planeja ultrapassar 20.000 carros em 2011.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/